Adamantina: Ministério Público apura se há servidores municipais aposentados após 2019 que continuam no cargo

Servidor aposentado após 13 de novembro de 2019 não pode continuar no quadro.

Foi instaurado no dia 21 de fevereiro pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, junto à 3ª Promotoria de Justiça de Adamantina, o inquérito civil 14.0182.0000221/2022-7 representado contra a Prefeitura de Adamantina, para apurar se há servidores municipais aposentados após a Emenda Constitucional da Reforma da Previdência, de 2019, que eventualmente continuam com vínculo com a administração pública municipal.

A informação pública sobre o IC está no Sistema de Consulta Pública de Procedimentos (SISMP), no site do Ministério Público estadual. O detalhamento sobre seu teor foi buscado pelo SIGA MAIS junto à 3ª Promotoria de Justiça de Adamantina.

Em tese, se não houver ocorrência de casos o IC pode ser arquivado. Havendo, o MPSP pode exigir a adequação, e até mesmo o ingresso de medida judicial determinando o alinhamento à legislação.

O que mudou 

Conforme a nova regra nacional, os empregados públicos celetistas – que recolhem para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), como é o caso de Adamantina – não podem se aposentar e continuar trabalhando, porque o vínculo empregatício é extinto, caso a aposentadoria deste funcionário tenha ocorrido depois do dia 13 de novembro de 2019, quando entrou em vigor a Reforma da Previdência realizada pelo Governo Federal com a aprovação do Congresso Nacional. 

Prefeitura não responde 

Sobre o procedimento instaurado pelo MPSP, o SIGA MAIS procurou a Prefeitura de Adamantina na tarde desta segunda-feira (7), em e-mail enviado para os endereços eletrônicos imprensa@adamantina.sp.gov.br, gabineteadt@adamantina.sp.gov.br e administracao@adamantina.sp.gov.br. 

No pedido de informações o SIGA MAIS perguntou: 1) A administração municipal foi cientificada do referido procedimento instaurado pela Promotoria de Justiça local?; 2) Há ocorrência de servidores municipais no quadro, aposentados, cuja condição conflita com a referida Emenda Constitucional? Se sim, quantos são? (número exato ou aproximado). E 3) No atual estágio da demanda instaurada pela Promotoria de Justiça local, com a administração municipal pretende contribuir com o órgão fiscalizador?

Até o fechamento deste conteúdo e sua publicação, nenhuma resposta foi recebida.