Internação em Marília faz caminho inverso e volta a subir

Total de pacientes locais internados mais que dobrou em uma semana

A internação por Covid fez o caminho inverso e voltou a subir ligeiramente. Nas últimas semanas a ocupação hospitalar pela doença em Marília esteve em queda gradativa e chegou a atingir 15% no SUS e 8% nas alas particulares. Porém, o total de pacientes locais internados nesta segunda-feira mais que dobrou desde a última terça.

A ocupação hospitalar cresceu junto com a transmissão do Sars-Cov-2 e, mesmo com aumento de vagas, a superlotação nas alas da pandemia em Marília foi constante desde o fim de fevereiro até o final de junho (considerando que a cidade é referência em Saúde também para moradores da região).

Nesses quatro meses houve lista de espera pela Terapia Intensiva e por vagas na Enfermaria, tanto SUS, quanto particular. Os pacientes foram encaminhados a hospitais de outras cidades (quando havia vaga), ou ficaram internados em leitos adaptados na rede municipal de Saúde.

O quadro começou a mudar em julho. Primeiro a lista de espera zerou e, gradativamente, as alas hospitalares começaram a desafogar. O Município saiu da faixa vermelha, de emergência, para a amarela, de alerta; e, dias depois, para a verde, abaixo de 50%.

A partir de 17 de setembro a taxa baixou para menos de 20%. Com algumas oscilações, o SUS chegou a uma ocupação de 15% e as alas particulares, a 8%.

Ligeira inversão desde a semana passada

Só que desde a última semana o quadro teve uma ligeira inversão, com a ocupação de leitos SUS Covid em 22% na quinta-feira (23) e em 23% no dia seguinte.

Enquanto que as alas particulares passaram de 8% de ocupação para 18%. No último domingo, os percentuais estavam em 25,9% (SUS) e 18,7% (particular).

Especificamente quanto aos leitos hospitalares ocupados por habitantes de Marília, também houve aumento de internados, que mais que dobraram de terça-feira (21) para esta segunda (27), saindo de 22 para 48 (entre casos confirmados e suspeitos).

Gestor da Saúde alertou para risco de novo aumento

No último dia 19, com os percentuais e ocupação ainda abaixo de 20%, o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Junior, alertou a população para que não permita um retrocesso.

Ele ressaltou a circulação da variante Delta em Marília e pediu que as pessoas “mantenham os hábitos de proteção amplamente divulgados por mais tempo, bem como compareçam às ações de vacinação, conforme divulgado semanalmente”.

“Continuem usando máscara, evitando aglomerações e cumprimentos com contato físico, e não tocando as mucosas faciais (olhos, nariz e boca) com as mãos, também promovendo distanciamento ao conversar e higienizando as mãos constantemente”, pediu o gestor da Saúde de Marília.

Fonte: jornaldamanhamarilia/ por Ana Carolina Godoy