Mesmo autorizadas, igrejas católicas de Adamantina decidem não retomar celebrações presenciais

Decisão foi tomada pelos dirigentes das três paróquias de Adamantina.

As três paróquias de Adamantina decidiram, momentaneamente, não retomar as celebrações presenciais em suas igrejas, mesmo com o sinal verde dado nesta sexta-feira (16) pelo governo do estado de São Paulo, que permitiu a retomada do comércio e das celebrações religiosas com público reduzido, a partir deste domingo (18), início da fase de transição do Plano SP.

A decisão da igreja católica de Adamantina foi tomada em consenso pelos três dirigentes das paróquias Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis, que irão manter as celebrações sem público, com transmissão pelos seus canais nas redes sociais.

Celebrações nas igrejas católicas de Adamantina, por enquanto, continuam sem público presencial (Foto: Pedro Cardoso/No Click com o Senhor).

O porta-voz da decisão foi padre Carlos Roberto dos Santos, em comunicado em áudio, conforme divulgou o site Adamantina Net. “Conversamos – eu [padre Carlos], o padre Afonso e o padre Quinzinho, e decidimos manter as igrejas de portas fechadas, sem celebrações abertas”, informou. “Foi reduzida a porcentagem de público, tudo bem, mas o número de contágio é alto, a realidade não mudou, há muitas famílias com pessoas doentes, têm leitos de UTI em hospitais sendo fechados por falta de medicamentos suficiente para intubação”, ponderou o religioso.

Ao final, padre Carlos reiterou o momento delicado e pediu a compreensão dos fiéis. “Neste momento o mais importante é fazer todo o possível para não se aglomerar, não transmitir o vírus, porque têm muitos transmitindo. Então decidimos manter como está, porque aqui na nossa cidade ainda há perigo e contamos com a compreensão de vocês”.

Casos em Adamantina

De acordo com o boletim epidemiológico de casos da Covid-19 em Adamantina divulgado na tarde desta sexta-feira (16), com dados do dia anterior (15), a cidade tem 79 casos ativos de Covid-19 em moradores locais.

Ainda de acordo com o boletim, há 20 pessoas hospitalizadas na Santa Casa local. Dessas, 9 são de Adamantina (4 na enfermaria e 5 na UTI Covid) e 11 de outras cidades (6 na enfermaria e 5 na UTI).

Desde o início da pandemia Adamantina soma 2.130 casos confirmados da doença, com 1.991 moradores curados e 60 mortes.

Fonte: sigamais