Caio pede ao governador Doria rapidez no envio da vacina contra Covid para Tupã

Prefeito garante que cidade está pronta para iniciar vacinação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra Coronavírus

O prefeito Caio Aoqui aproveitou a visita do governador João Doria à cidade de Marília, onde iniciou a vacinação dos profissionais da saúde contra o coronavírus, para pedir rapidez no envio das doses da vacina Coronavac para Tupã.

Acompanhado do vice-prefeito Renan Pontelli e do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Shigueru, o chefe do Executivo tupãense informou ao governador que a cidade jáestá estruturada para receber as primeiras doses da vacina e iniciar a imunização, que nesta primeira etapa atenderá os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19.

Caio pediu ao governador e ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, que atualmente são as únicas vacinas contra o coronavírus disponíveis no Brasil, possam ser encaminhadas diretamente para Tupã, o que garantiria maior agilidade para iniciar a vacinação na cidade.

“Informamos ao governador João Doria e ao secretário Vinholi que Tupã está preparada para receber essas vacinas e iniciar a vacinação. Por isso pedimos que a vacina fosse encaminhada diretamente para nossa cidade, ao invés de ser entregue na Diretoria Regional de Saúde e só depois ser levada para Tupã. Dessa forma poderíamos agilizar o início da vacinação, que de acordo com o calendário definido pelo Ministério da Saúde, atenderá inicialmente os profissionais da saúde que estão atuando diretamente no combate à Covid”, explicou.

Caio revelou também que o secretário de Desenvolvimento Regional afirmou que Tupã poderia receber as doses da Coronavac até o final desta quarta-feira ou no mais tardar até o final da semana.

O prefeito informou ainda que uma reunião virtual envolvendo os 62 municípios quepertencem à Diretoria Regional de Saúde de Marília deve ser realizada na manhã desta quarta-feira, quando serão discutidos novos detalhes sobre a logística e a operacionalização da vacinação.

Novo tomógrafo

Além de pedir maior rapidez nos envio das vacinas contra a Covid para Tupã, Caiotambém reivindicou a destinação de recursos para aquisição de novo tomógrafo para a Santa Casa de Tupã. De acordo com o prefeito, o equipamento utilizado atualmente já tem vários anos de uso e vem apresentando defeitos constantemente. “Em apenas um ano a ampola do tomógrafo já queimou 3 vezes e cada troca da peça representa um custo de R$ 300 mil para a Santa Casa”, lamentou.

Segundo Caio o equipamento é fundamental para verificar as condições dos pacientes de Covid, principalmente nos casos em que há agravamento do seu quadro clínico. “Por conta do grande aumento de exames que estão sendo realizados desde o receber um enorme número pacientes da região, o equipamento vem apresentando um desgaste ainda maior, o que justifica a aquisição de um novo tomógrafo, avaliado em mais de R$ 1 milhão. A própria Diretoria Regional de Saúde já se posicionou favoravelmente e]agora estamos intensificando os trabalhos junto ao governo estadual para que possamos receber esse novo equipamento”, finalizou.