Estado entregará 8,6 mil doses de vacina contra Covid para Bauru, possivelmente, só na quinta

Ao contrário do que foi informado à imprensa na segunda-feira (18), a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na tarde desta terça-feira (19), documento oficial da Secretaria de Estado da Saúde confirmando a entrega das primeiras doses da vacina Coronavac, do Butantã, para Bauru somente na quinta-feira (21). Serão enviadas 8.680 doses para o município, e todas serão aplicadas em profissionais da saúde, priorizando aqueles que estão na ‘linha de frente’ de combate da pandemia.

As doses devem ser entregues na quinta-feira (21), entre 7h e 18h – o horário exato ainda não está confirmado. Havia uma perspectiva inicial, anunciada pelo Estado para a prefeitura, de que as vacinas pudessem chegar nesta terça-feira, mas por questões logísticas de distribuição, o governo estadual avisou que as doses estarão no município possivelmente a partir de quinta-feira.

A aplicação das vacinas aos profissionais da saúde deve começar na segunda-feira (25). Isso porque a última etapa de preparação exige o treinamento específico dos profissionais que vão aplicar as doses, incluindo a assinatura de termos e documentos.

Nesta semana, as doses estão sendo aplicadas apenas em hospitais ligados a universidades. A aplicação pela rede pública dos municípios terá início na semana que vem.

A Prefeitura de Bauru lembra que, por enquanto, a população não deve procurar as unidades de saúde para tomar a vacina, pois esta primeira fase será voltada aos profissionais da área da saúde. Posteriormente, outros grupos serão imunizados, como os idosos, em período que será oportunamente informado pelo governo municipal.