Ano letivo da Educação de Jovens e Adultos se encerrará dia 18

Cerimônia tradicional de formatura não ocorrerá este ano

O ano letivo da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Tupã será concluído dia 18 de dezembro. No entanto, os alunos não terão a tradicional cerimônia de formatura, em razão das medidas de prevenção à proliferação do coronavírus.

De acordo com a diretora, Angélica Luchi Derobio Marchetti, a pandemia fez de 2020 um ano atípico. “As aulas do EJA forma suspensas de 23 de março a 18 de agosto. E mesmo diante de tantas dificuldades encontradas na área educacional tivemos a adesão de 80% dos alunos”, explicou.

No início do ano, 50 alunos estavam matriculados; 40 continuaram acompanhando as aulas via Whatsapp; e ao fim do segundo semestre, 3 estavam aptos para concluir o ciclo. A diretora informou ainda que os próprios estudantes habilitados para avançar as etapas de ensino decidiram permanecer nas mesmas modalidades para assegurar o desenvolvimento dos objetivos estabelecidos por eles, adiando o encerramento do ciclo para 2021.

 Pensando na qualidade da aprendizagem dos estudantes, a Rede municipal de ensino adotará o continuum curricular, diretriz criada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que autoriza a fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 nas escolas de Educação Básica. Dessa forma, será possível recuperar atividades que não foram bem assimilados este ano.

Para o secretário de Educação, professor Valdir Berti, o continuum curricular é uma importante ferramenta para evitar a evasão desses jovens, adultos e idosos que por diversas circunstâncias não tiveram oportunidade de ingresso, um histórico escolar satisfatório ou de conclusão dos estudos.

“O CNE orienta a adoção do ensino remoto para 2021, assim como dá autonomia para o desenvolvimento de avaliações adequadas para cada escola, seja nas atividades pedagógicas remotas, seja com a possibilidade de retorno ao ensino presencial”, disse Valdir.

Os ciclos iniciais do EJA em Tupã são oferecidos na EMEIEF Professora Sônia Maria Gomes Jerônimo. Os anos finais ficam sob responsabilidade do estado.