Prefeitura conclui 1ª fase de testes com o biolarvicida

2ª fase inicia após realização do ADL na quarta-feira (22)

A Prefeitura de Tupã concluiu a 1ª fase dos testes com o biolarvicida cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) na última sexta-feira (17). Diversas regiões do município receberam a aplicação do produto, que visa evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com o Departamento de Entomologia e Endemias, as equipes aplicaram o produto em 102 quarteirões. O último teste foi realizado no Almoxarifado Municipal e Cemitério da Saudade. Também foram contempladas com o trabalho nas Vilas Marajoara ,Tupã Mirim I e II, Parque Ibirapuera e Conjuntos Habitacionais Jamil Dualibi e João Paulo II.

Aplicação de Biolarvicida no Cemitério da Saudade

O chefe do Departamento, Marco Antônio de Barros, disse que inicialmente os testes ocorreram nestes bairros por conta da concentração populacional nas regiões, pela quantidade de criadouros encontrados pelos agentes durante as visitas e a dificuldade de adentrar em algumas residências.

“Realizamos o trabalho nestas regiões devido ao índice de infestação nos locais.

Após a realização da Análise de Densidade Larvária (ADL) desta quarta-feira (22), ampliaremos a aplicação do biolarvicida para os demais bairros do município. Estamos com grandes expectativas com o uso do produto, pois sua utilização facilitará o acesso em locais de difícil acesso”, destacou.

Para o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, a população também deve colaborar com os trabalhos da Prefeitura para reforçar ainda mais o combate ao mosquito da dengue. “Os trabalhos realizados pela Administração, alinhados com o comprometimento da população, intensificam o combate ao mosquito da dengue.

Continuaremos trabalhando para que o município não sofra uma nova epidemia da doença”, enfatizou.

O prefeito Caio Aoqui destacou que além dos investimentos em novas tecnologias para o combate à doença, diversos trabalhos integrados entre as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, de Saúde e de Planejamento, Obras e Trânsito são realizados em diversos locais do município.

“As Secretarias realizam o trabalho de manutenção, prevenção e busca ativa de criadouros do Aedes no município. Continuaremos com as ações de combate ao mosquito pois todo este trabalho é essencial para mantermos o município livre de epidemias e melhorarmos a qualidade de vida dos tupãenses”, enfatiza.

Biolarvicida

Após a histórica epidemia de dengue, a Prefeitura buscou alternativas para o combate do mosquito Aedes. Dentre as opções, foi escolhido o uso deste larvicida biológico, que além de ser altamente seguro ao homem e ao meio ambiente, trabalha ativamente na mortalidade das larvas.


Tupã é a primeira cidade da Alta Paulista a aplicar este biolarvicida com Vectobac® WG ativo, um ingrediente composto de cristais proteicos e esporos, que aplicados na água são filtrados e ingeridos pelas larvas. Estes cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-as rapidamente, cessando sua atividade.


Segundo o chefe do Departamento de Entomologia e Endemias, o larvicida biológico é produzido pela empresa japonesa Sumitomo Chemical do Brasil Representações Ltda e se destaca pela alta eficiência no combate das larvas do Aedes.


“A eliminação de criadouros é a forma mais eficaz de evitar a proliferação do Aedes. Por isso, este larvicida se destaca pela sua eficiência na mortalidade das larvas. Além disso, ele é recomendado pelo Programa Nacional de Controle de Dengue e pela Organização Mundial de Saúde. Isso destaca a qualidade do produto que estamos utilizando no município”, concluiu.