SANTA CASA: BANCO DE SANGUE PRECISA DE MAIS DOAÇÕES DE TODOS OS TIPOS SANGUÍNEOS

O Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã está precisando com urgência de doações de sangue de todos os tipos. Neste período de férias e também por causa do frio, despenca a presença de doadores voluntários.
Segundo a bióloga responsável pelo hemonúcleo da Santa Casa, Débora Guastalle, nos últimos meses vem caindo muito o número de doadores de sangue, o que já preocupa.  

De acordo com Débora Guastale, a coleta ideal seria entre 300 a 350  bolsas por mês, mas os números não estão se aproximando de 200 bolsas nos últimos meses.
A bióloga  também faz um  apelo para que as empresas façam campanhas e liberem seus funcionários para doar sangue aos sábados.

Exigências

Para doar sangue é preciso cumprir algumas exigências, como ter de 16 a 69 anos. Menores de 18 anos só podem fazer a doação mediante autorização do responsável. Já maiores de 60 anos se já tiverem realizado doações antes. É essencial ter, no mínimo, 50 quilos e um bom estado de saúde. 

A doação não pode ser feita em jejum, como muitos pensam. Também, a pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. No momento da doação, é  necessário a apresentação da carteira de identidade com foto.


Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três, respeitando o limite anual de quatro e três doações respectivamente. Doadores com novas tatuagens devem aguardar 12 meses para fazer a próxima doação.
O horário de atendimento do Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã é de segunda a sexta-feira, das 7h30 min às 12 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-5555.

Fonte: jornal diário