Outubro Rosa: Carretas de prevenção ao câncer de mama passam por 15 cidades de SP

Exames de câncer de mama são gratuitos; mulheres de 50 a 74 anos não precisam apresentar pedido médico

As Carretas de Mamografia da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) vão passar por 15 cidades durante o Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama.

Neste mês, as unidades móveis atendem em Bertioga, Serrana, Barra do Turvo, Itapura, Avaré, Cardoso, Iporanga, Itapuí, Itápolis, São Paulo, Salesópolis, Catanduva, Eldorado, Jaú e Descalvado.

Os exames são gratuitos. Mulheres de 50 a 74 anos podem fazer a mamografia apresentando apenas documento de identidade e cartão SUS, sem necessidade de pedido médico. Para mulheres de 35 a 49 anos e acima de 74 anos, é necessário apresentar solicitação médica.

O atendimento é feito para mulheres a partir dos 35 anos que não tenham realizado mamografia nos últimos 12 meses.
As carretas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de até 50 senhas por dia. Aos sábados, o atendimento é das 8h às 12h, com até 25 senhas. Não há atendimento em feriados.

As senhas são distribuídas por ordem de chegada.

Caso alguma alteração seja identificada no exame, a paciente é encaminhada para um serviço de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar exames complementares e, se necessário, iniciar o tratamento.

O Programa Mulheres de Peito informa que todos os serviços prestados na Carreta de Mamografia são totalmente gratuitos, inclusive a realização dos exames e a entrega dos resultados. Em caso de dúvidas, acesse: ouvidoria.saude.sp.gov.br.

Fonte: agenciasp