Estratégia de Multivacinação começa na segunda-feira em Tupã

Mobilização será realizada de 3 de agosto a 1º de setembro para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, entre os dias 3 de agosto e 1º de setembro, a Estratégia de Atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O Dia D de Mobilização Social está previsto para 22 de agosto.

A estratégia busca identificar crianças e adolescentes que ainda não foram vacinados ou que possuem doses em atraso, garantindo a atualização dos esquemas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. O público-alvo compreende pessoas com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Durante a mobilização, as equipes de saúde avaliarão individualmente as cadernetas e orientarão sobre as doses necessárias para cada faixa etária. Pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação para que o histórico seja conferido pelos profissionais.

A ação também amplia o acesso às vacinas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e fortalece a prevenção de doenças imunopreveníveis. Manter as coberturas vacinais elevadas é fundamental para reduzir o risco de reintrodução e circulação de doenças como sarampo e poliomielite, especialmente diante do cenário epidemiológico mundial.

Uma das principais atualizações do Calendário Nacional de Vacinação é a introdução do segundo reforço da Vacina Inativada Poliomielite, a VIP, aplicada de forma injetável aos 4 anos de idade. Crianças com o esquema incompleto poderão receber as doses indicadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, após avaliação da equipe de saúde.

Além de proteger individualmente cada criança e adolescente, a vacinação contribui para a proteção coletiva da população. A atualização das doses ajuda a reduzir casos, complicações, internações, sequelas e mortes provocadas por doenças que podem ser evitadas com a imunização.