Promotora Claudia Habib esteve em municípios como Dumont
Integrante do Núcleo Pardo do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), a promotora de Justiça Claudia Habib esteve, nesta quinta-feira (30/7), em cidades do interior paulista atingidas pelos fortes vendavais registrados nos últimos dias.
Um dos municípios visitados foi Dumont, onde a integrante do MPSP se reuniu com o prefeito e representante da Defesa Civil para acompanhar as medidas adotadas após o desastre. Durante o encontro, foram discutidas as ações de recuperação das áreas afetadas, a situação das pessoas desalojadas e a reativação dos serviços essenciais, com o objetivo de restabelecer a normalidade o mais rapidamente possível.
A agenda faz parte do acompanhamento realizado pelo Ministério Público em localidades impactadas pelos eventos climáticos extremos, em articulação com os órgãos públicos responsáveis pela resposta e pela assistência à população, buscando assegurar a efetividade das medidas emergenciais e a proteção dos direitos dos cidadãos.
O MPSP, por intermédio do GAEMA e do Projeto Especial de Emergências Climáticas e Desastres, acompanha, no âmbito do Gabinete de Crise em Modalidade Remota ativado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) em 24 de julho, os efeitos das rajadas de vento de até 120 km/h com chuva moderada na região de Ribeirão Preto, com consequente queda de árvores, descontinuidade no fornecimento de energia elétrica e destelhamentos.









