Boletim Dengue – 2º 22/01/2024

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde emite o primeiro boletim de 2024, que abrange o período de 15 a 21 de janeiro, do início do ano até esta segunda-feira (22), foram notificados 41 casos suspeitos, sendo 07 positivos.

Atente-se aos principais sintomas da dengue: febre alta acima de 38,5°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Caso o indivíduo apresente febre e mais um destes sintomas, é recomendada a ida à unidade de saúde a qual o morador pertence.

A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente. Por isso, é importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores.

O combate ao mosquito também ocorre por meio de uma limpeza semanal de 10 minutos, eliminando água parada, verificando a presença de água em ralos externos; além de, ao longo da semana, higienizar frequentemente os bebedouros dos animais e remover a água dos pratos de plantas. Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e reduzir o progresso da dengue em Tupã.

O acesso ao boletim também pode ser feito no site da Prefeitura (www.tupa.sp.gov.br), clicando no menu “Saúde” e escolhendo a opção “Boletim Dengue”. Além destas informações, é possível visualizar gráficos e tabelas dos dados históricos da dengue em Tupã por meio da opção “Gráficos de Histórico da Dengue”, situada no final da página do boletim.

Isolamento viral

O Instituto Adolpho Lutz divulgou na sexta-feira (19) o resultado de dois exames de isolamento viral para dengue de Tupã, sendo os dois resultados confirmados como Deng1, sendo estes exames coletados no final de novembro/23. Isso mostra que o município desde 2022 mantém a transmissão do mesmo vírus.

A região noroeste do estado de São Paulo já tem a circulação do vírus Deng3 , vírus que circulou aqui em Tupã nos anos de 2006 e 2007.