Passagem da Silvio Bolcato recebe tubos de concreto

Moradores da região e usuários do local enaltecem trabalho que está sendo feito

Apesar das chuvas dos últimos dias e de alguns imprevistos que surgem durante uma obra de grande porte, como a que está sendo realizada na passagem da Avenida Silvio Bolcato, o ritmo dos trabalhos seguem dentro do cronograma previsto e avançam significativamente.

Nesta segunda-feira (22) chegaram os tubos de concreto (aduelas) que compõem a estrutura que dará sustentação ao novo aterro e permitirá restabelecer o tráfego e escoar as águas do córrego Afonso XIII.

A passagem foi interrompida após a forte chuva de 70 mm, em 23 de fevereiro. A tubulação Armco apresentou afundamento. A movimentação de terra no local tem sido grande e, ao final do processo deve atingir 800 caminhões.

São 20 metros de travessia e 28 metros de tubulação de concreto armado, além de mais 19 metros de muros alas em concreto armado para receber e dispersar as águas.

EXPECTATIVA

O andamento das obras é acompanhado com grande expectativa por moradores da região e por usuários que se utilizam da via que interliga parte da zona leste ao centro da cidade. Todos são unânimes em afirmar que os serviços estão sendo bem executados e, com a nova estrutura em concreto terá maior qualidade e durabilidade.

Laís Natália dos Santos Silva faz uso da passagem com sua motocicleta e diz que restabelecer o trânsito é importante para encurtar a distância de deslocamento para o trabalho. “Uso bastante para trabalhar e sem a passagem a gente precisa dar uma grande volta”, disse ela.

Milton Martins de Lima foi além: “Vou morrer e a ponte vai ficar aí. Agora está sendo muito bem executada”. Dona Ivone Nogueira Mendes, moradora próxima da obra observou que a chuvarada tem retardado a execução dos serviços, mas a obra segue. “Essa passagem é importante para nós ter acesso ao centro da cidade e vice e versa. Eu agradeço ao prefeito e ao governador que lutaram por essa obra – nota 10”, garantiu.

Também foi nessa direção o posicionamento de Marli Bonfim Nakaura. Ela se utiliza de outra ponte para percorrer o seu caminho em busca de material reciclável e pontuou o empenho do chefe do Executivo para em menos de um ano, viabilizar o recurso suficiente para restabelecer a passagem no local.

Katia Regina Garcia lembrou que a finalização da obra significa acessibilidade aos moradores da região, enquanto Jair Castilho resumiu “vai sair, serviço bem feito. Conseguiu verba e vai resolver esse problema para nós”, garantiu ele.

De fato, às vésperas de Tupã completar 94 anos, o governador Tarcísio de Freitas cumpriu a liberação de R$ 8,5 milhões para reparar a infraestrutura da passagem da Silvio Bolcato e a cratera da Praça dos 500 Anos, na Vila Abarca.