Tendência do clima para a agricultura Região Sudeste

Em janeiro a chuva aumenta na maioria das áreas da Região Sudeste, e grande parte das chuvas ainda ocorre por influência do calor e da umidade elevada, na forma de pancadas e temporais isolados, prevê o meteorologista Vinicius Lucyrio, da Climatempo.

Os acumulados ficam um pouco acima da média na maior parte de MG e ES, além do norte do RJ. Alguns corredores de umidade provocam chuvas volumosas nestas áreas. Em SP os volumes de chuva são superiores aos normais em alguns pontos do oeste do estado, mas em grande parte do interior e na Grande SP os desvios não são tão significativos, embora o estado deva ter um comportamento mais irregular comparado às outras áreas do Sudeste. Na faixa litorânea de SP, além do sul do estado do RJ – incluindo a capital e a região dos Lagos, a chuva fica um pouco abaixo da média, e ocorre de forma mais isolada.

No interior de SP como um todo a tendência é de chuvas na forma de pancadas, com temporais isolados. Mais frequentes no norte e oeste do estado. Volumes tendendo à média.

Na Grande SP também predominam as pancadas de chuva, mas o calor pode fazer elas serem fortes durante vários dias, então tem risco de transtornos principalmente em fins de tarde durante horários de pico. Volumes também tendem à média histórica.

No litoral: chuvas mais espaçadas, concentradas em menos dias, intercalando dias quentes e abafados, com mais dias de calor intenso comparado a janeiros anteriores. Apesar da tendência para essa localidade apresentar volumes um pouco abaixo da média, isso não anula o risco de chuvas extremas principalmente durante a passagem das (poucas) frentes frias, devido ao Atlântico quente.

Temperatura no Sudeste em Janeiro

As temperaturas seguem acima da média histórica em todas as regiões, mas prevalecem condições de tempo abafado especialmente no centro-leste de MG e ES; em SP, principalmente no oeste, alguns dias terão calor intenso e umidade baixa. No litoral de SP e RJ os dias de calor intenso são mais frequentes.

Fonte: climatempo por/ ANGELA RUIZ