Bauru confirma novos casos de dengue e ações para o controle são realizadas, agora são 3228 casos

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, informa ocorrência de 781 novos casos de dengue, no período de 08/01 a 11/04/2023. Assim, Bauru totaliza no ano de 2023, até o momento, 3.238 casos autóctones de dengue, sendo 43 casos com sinais de alarme, dez casos importados e três óbitos pelo agravo. Há 2.904 casos suspeitos em investigação. A Vigilância Epidemiológica investiga quatro óbitos suspeitos.

O óbito confirmado é de um paciente do sexo masculino, de 87 anos, com início dos sintomas em 15/03 e óbito em 24/03. O paciente foi atendido nos serviços municipal e estadual, e não possuía histórico recente de deslocamentos a outros municípios, o que caracteriza o caso como autóctone. Os demais óbitos confirmados, já divulgados, ocorreram em 18/02, de uma paciente do sexo feminino de 15 anos, e em 13/03, de uma paciente do sexo feminino de 9 anos.

COMBATE
A Secretaria de Saúde segue com ações de orientação aos moradores, eliminação de criadouros e a nebulização em áreas com casos positivos. A Prefeitura de Bauru pede a colaboração da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.

Nas últimas semanas, foi realizado um mutirão em todas as regiões do município para recolher materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, com o recolhimento de 380 toneladas de materiais. No entanto, a população deve seguir colaborando, com a eliminação correta de recipientes que possam acumular água. Já a Secretaria das Administrações Regionais (Sear) realizou um mutirão de fiscalização de terrenos sujos, com a notificação aos proprietários, e aqueles que não fizerem a limpeza, receberão multa.