Prudente teve 20 mortes por covid nos últimos dois meses

Cada vez mais distante do cenário visto até o ano passado, a pandemia da covid-19 também perdeu força no cotidiano das pessoas após o relaxamento total das medidas de segurança como, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscara. Contudo, apesar de seguir com números baixos, ela ainda faz vítimas em Presidente Prudente.

Nos últimos dois meses, foram registradas 20 mortes em decorrência da doença, conforme aponta dados da Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, foram 1.090 vítimas fatais desde o início da pandemia na cidade, em março de 2020.

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), o município soma 70.994 casos positivos ao longo de três anos. Desde o último boletim divulgado pelo órgão, em 17 de janeiro, foram 1.001 novos infectados, o que gera uma média de 15 novos casos por dia.

Não há informações sobre internações de pessoas com a doença na cidade. Os boletins diários foram descontinuados ainda em janeiro; atualmente, poucas cidades mantém a atualização e divulgação de dados sobre a covid-19.

Taxa de transmissão

Nesta terça-feira (21), a Infotracker, plataforma desenvolvida pela USP e Unesp para o monitoramento da pandemia em todo o Estado de São Paulo, mostra índice de 0,85 na taxa de transmissão do vírus, o que mostra cenário de ‘possível controle’ da pandemia e retração em relação a novos casos de covid-19 na região de Presidente Prudente. 

Até sexta-feira (24), a taxa atingirá 0.87 revelando estabilidade. A projeção é de 109 casos ativos em todo o Oeste Paulista.

Fonte: portalprudentino / por Rogério Mative