Boletim Dengue – 25/07/2022

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, do início do ano até esta segunda-feira (25), 4.831 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 2.927 positivos. Os resultados das últimas 24 horas somaram apenas 3 novos casos positivos.

Ainda segundo o Departamento, a equipe de nebulização iniciou no sábado (23) os trabalhos de nebulização na em parte da Vila Indústria (Zona Sul), abrangendo 152 imóveis. Já a equipe de controle de criadouros iniciará nesta terça-feira (26) os trabalhos de bloqueio na região central, próxima ao Lar Santo Antônio.

Conforme ressalta o Departamento, a partir do dia 1º de agosto, o boletim epidemiológico e o boletim entomológico serão divulgados semanalmente às segundas-feiras ao invés de diariamente.

            O combate ao mosquito da dengue é uma responsabilidade compartilhada, e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação deste inseto e o progresso da doença na cidade.

Prepare sua casa

Existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos.

Entre as medidas estão guardar em lugar fechado ou manter cobertos: alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal (mesmo molhadas), bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos; retirar ou manter levantadas as roupas de cama e toalhas de mesa.

Manter abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida. Durante a aplicação do inseticida permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos e só retorne para a residência 30 minutos após o término da nebulização em seu imóvel. Se no imóvel houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas durante a nebulização e até 30 minutos depois do final da aplicação.

Acesse o boletim

Para acessar o boletim epidemiológico (com dados referentes aos casos de dengue), basta entrar no site da Prefeitura (www.tupa.sp.gov.br), no menu “Acesso rápido” escolha “Saúde” e depois “Boletim Dengue”.

Já para acessar o boletim entomológico (com dados referentes a focos, visitas, casos e outras informações referentes à infestação na cidade), basta entrar no boletim epidemiológico e na sessão “INFOGRÁFICOS – DENGUE – TUPÔ escolher “Boletim Dengue” (situada mais abaixo das informações do boletim epidemiológico).