Varíola dos macacos: o que pais e mães precisam saber após a doença ser decretada como emergência de saúde global pela OMS

Infectologista explica o que se sabe até o momento sobre a enfermidade, que se espalhou pelo mundo e já conta com mais de 16 mil casos registrados em 75 países

Neste sábado (23), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde global. “À luz do surto [da doença] em evolução, com mais de 16 mil casos relatados em 75 países e territórios, reuni novamente o Comitê de Emergência. Com base nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional, decidi declarar este surto uma emergência de saúde pública de alcance internacional”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante entrevista coletiva.

Tedros destacou que, há cerca de um mês, 3.040 casos da enfermidade tinham sido relatados à OMS, em 47 países. Naquele momento, o Comitê de Emergência da entidade foi consultado e, mesmo com opiniões divergentes, o grupo decidiu por consenso que o surto não representava uma emergência de saúde pública de interesse internacional. No entanto, desde então, a varíola dos macacos se espalhou pelo mundo, registrando inclusive cinco óbitos. 

No Brasil, em menos de dois meses após o primeiro registro de varíola dos macacos no país, 607 casos já foram identificados, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A maior parte deles (438) está  no estado de São Paulo.

Fonte: revistacrescer/globo

Veja boletim epidemiologico do estado de São Paulo