Boletim Dengue – 12/07/2022

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, do início do ano até esta terça-feira (12), 4.676 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 2.885 positivos. Os resultados das últimas 24 horas somaram 3 novos casos positivos.

O Departamento ainda informa que a equipe de nebulização continua seus trabalhos em parte do Jardim Marabá e Jardim Velline (Zona Leste). Nesta terça-feira, foram nebulizados 139 imóveis.

Já a equipe de controle de criadouros continua os trabalhos de bloqueio em parte Jardim América e Vila Vargas (Zona Oeste), onde nesta segunda-feira (11) foram visitados 225 imóveis, dos quais em 3 foram encontrados focos, somando 5 focos.

O inseticida aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta. Por isso, é preciso deixar o produto agir dentro dos imóveis, mantendo as portas e janelas abertas, pois uma das características do Aedes aegypti é ficar dentro das casas.

A nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva e pupa. Portanto, trata-se de uma responsabilidade compartilhada, e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação do mosquito e o progresso da dengue na cidade.