Chuva e frio de volta ao centro-sul do Brasil

O ar seco que prevalece sobre os estados do Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste estão com os dias contados. Isso porque o bloqueio atmosférico se rompe e a partir de segunda (11), e uma nova frente fria avança pela região Sul levando chuva forte e temporais.

Durante o domingo (10), partes do Rio Grande do Sul já recebem influência deste sistema, com chuva nas áreas de fronteira com o Uruguai, mas é durante a segunda-feira (11) que a chuva ganha mais intensidade, conforme a frente fria avança.

A mudança para Santa Catarina e o Paraná acontece no final da tarde de segunda (11), conforme a frente fria avança. A previsão é de chuvas fortes, com trovoadas e ventos fortes desde o sudoeste do Paraná até o Rio Grande do Sul.

São Paulo e Mato Grosso do Sul também serão beneficiados com o rompimento deste bloqueio atmosférico e avanço da frente fria. Na terça-feira (12), o sistema frontal avança provocando aumento de nebulosidade e chuva em áreas do sul do estado de São Paulo, como Vale do Ribeira, litoral Sul e na divisa com o Paraná. Em Mato Grosso do Sul, a chuva atinge o sul e o oeste do estado, no entanto, para essas áreas, não há mais risco de chuva volumosa nem com temporais, a precipitação vem com fraca intensidade e muitas vezes em forma de chuviscos.

Na capital paulista, a nebulosidade  aumenta na tarde de terça-feira (12) e os ventos ganham força, com rajadas de até 60km/h podem ser registradas, após um dia quente de pré frontal. A mudança será mais observada na quarta-feira (13), onde o dia já começa encoberto, com chuviscos e garoa em toda a Região Metropolitana de São Paulo, e as temperaturas despencam. A tarde da quarta-feira (13) tende a ser bem nublada e fria.

A qualidade e umidade do ar melhora ao longo desta semana nas áreas do Centro-Sul do país devido o avanço desta frente fria, que traz aumento da nebulosidade, chuvas e ventos de moderada a forte intensidade.

Geadas e frio à vista

Falando em frio, conforme essa frente fria se desloca, uma massa de ar polar vem em sua retaguarda e  todo o centro-sul do país sentirá seus efeitos. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, logo na noite de terça-feira (12) o frio aumenta, mas é na madrugada de quarta-feira (13) que as temperaturas caem ainda mais e as geadas são mais abrangentes, com temperaturas mínimas entre 3°C e 6°C, conforme imagem abaixo.

SU_tmin_5

Já o Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também sofrem uma queda acentuada da temperatura em meados da semana, com carinha de inverno e frio ao longo dos dias, mas o risco de geadas é muito baixo para essas áreas, restrito apenas às áreas mais altas da Serra da Mantiqueira e do planalto paranaense.

No Rio De Janeiro, a qualidade do ar melhora, a umidade do ar se eleva e o céu fica nublado a partir de quarta-feira (11), as temperaturas serão mais amenas, mas longe de fazer frio.

Fonte: climatempo / por Carine Gama