Tupã intensifica trabalho de combate ao Aedes Aegypti

UBS atende em horário estendido, visitas e nebulização são ampliadas no município

O combate ao Aedes Aegypti e o trabalho de assistência à população contaminada pela dengue foram intensificados pela Prefeitura de Tupã. Uma campanha de conscientização será implantada no município, e desde a noite de segunda-feira (25), a UBS da Vila Formosa estendeu os serviços até as 22h para atendimento médico, de enfermagem e testagem de pacientes suspeitos.

Essas informações foram passadas em coletiva de imprensa realizada na tarde de 25 de abril. Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a UBS Dr. Edmundo Vieira Prado (Avenida Tancredo Neves, s/n – Vila Formosa) manterá atendimento das 17h às 22h especificamente para sanar a demanda de casos sintomáticos e confirmados de dengue.

“Criamos uma ‘Unidade Sentinela’ com ponto de hidratação com soro porque uma das principais complicações da infecção pelo vírus da dengue é a desidratação do organismo, causando à queda gradativa de plaquetas e à piora do quadro clínico do paciente. Chegando a hemorragias, redução de defesa por infecções ao choque, que podem levar ao óbito”.

Na UBS da Vila Formosa as pessoas com déficit de líquidos poderão receber soro conforme recomendação médica, e aqueles que ainda não foram diagnosticados terão amostras de sangue coletadas para testagem rápida ou sorológica pelas equipes do Laboratório Municipal. A Farmácia ao lado da unidade também ficará aberta em horário especial.

A Secretaria de Saúde ressalta que os principais sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele, cansaço, enjoos, vômito, e dor abdominal. Todas as unidades de saúde atendem pessoas com estes sintomas, das 7h às 17h, enquanto a UPA, o Pronto Socorro da Santa Casa e UBS da Formosa permanecem abertos no período noturno.

A maior ação de combate ao mosquito transmissor da dengue começou em 2019 para conter o surto registrado em Tupã. Mas, em 2022 o trabalho de prevenção bateu recordes de visitas domiciliares, com 52.263 casas vistoriadas, contra as 28.974 realizadas de janeiro a abril de 2019.

Segundo relatório da dengue atualizado semanalmente no site www.tupa.sp.gov.br/dengue, 2.385 focos com larvas foram eliminados até agora em 2021; 1.890, no ano passado; 1.597, no primeiro quadrimestre de 2020; e apenas 950 no período de 2019. O diretor de Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antonio de Barros – Marquinho da Dengue, explicou que a zona leste do município foi selecionada para sediar a Unidade Sentinela em razão do índice populacional da região chegar a 48% do total do município.

“A UBS é grande e pode comportar a demanda o melhor possível. Nosso planejamento aponta que por causa do maior índice pluviométrico, tendo chovido até abril 69% do total do ano de 2021, atingimos 1% da população contaminada”.

Marquinho da Dengue completa que as regiões da Vila Inglesa e do bairro FreddyVille tem a maior taxa de transmissão, demostrando que a conscientização da população ainda é o método mais eficaz para contenção da endemia.

Um projeto de lei será encaminhado para votação na Câmara Municipal, aumentando a multa em caso de descumprimento das medidas de prevenção à infestação do mosquito Aedes Aegypti. O vice-prefeito Renan Pontelli comenta que os esforços da administração pública terão resultado apenas se somados à colaboração da população.

“Estamos com mais de 690 pessoas com dengue em nossa cidade. Número muito alto para nossos padrões, mesmo cabendo a nós manter a conformidade dos locais públicos, a gente precisa que cada cidadão mantenha seu quintal limpo, elimine criadouros, e acione a prefeitura caso identifique locais irregulares”.

Ações de prevenção são essenciais, porque a fêmea da espécie deposita os ovos do mosquito em ambientes com água parada, como vasos de plantas, garrafas, pneus, lixos, ralos, entre outros.

O prefeito Caio Aoqui afirma que o aumento na vigilância por parte dos agentes de controle de endemias, o trabalho de nebulização, contenção, eliminação de focos, e futuras ações educativas em escolas são parte das medidas adotas pela Prefeitura de Tupã para combate à dengue.

“Tudo isso precisa ser um trabalho conjunto. Lançaremos o Boletim da Dengue com atualizações constantes, possibilitando que a população perceba a importância da vistoria dos imóveis. Estamos atentos a esta situação, e vamos todos à luta com tolerância zero ao Aedes”.

A Prefeitura de Tupã informa ainda que um caso de óbito suspeito por dengue, registrado na segunda-feira (25), foi enviado para o Laboratório Adolfo Lutz para nova análise, assim que o resultado for encaminhado à Secretaria de Saúde, a informação será divulgada nos canais oficiais.