Justiça condena investigados na operação ‘xeque mate’ a mais de 106 anos de prisão

A Justiça de Tupã condenou na semana passada dez réus pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa a uma pena total de 106 anos, 02 meses e 17 dias de reclusão.
O processo está relacionado à Operação “Xeque Mate”, que foi conduzida pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) no ano de 2020, e deflagrada no mês de junho.


Na oportunidade foram cumpridos nove mandados de busca e oito mandados de prisão temporária, as quais foram convertidas em prisão preventiva posteriormente.


Após a devida instrução, com direito a ampla defesa, no último dia 08 de outubro o Meritíssimo Juiz de Direito da Vara Criminal prolatou a sentença, na qual foram aplicadas penas que variam entre 3 a 18 anos de reclusão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.  Alguns dos condenados integram organização criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas, inclusive, haviam instalado uma célula de comando em nossa cidade, a qual chamavam de “tabuleiro”.
A sentença condenatória coroa assim mais um expressivo trabalho de investigação desenvolvido pela Dise.


Conforme destacou o delegado Flávio Delgado de Melo, titular da Dise, “ são condenações como esta que nos fortalecem ainda mais para continuarmos trabalhando com dedicação e profissionalismo”. E completou: “aproveito ainda para agradecer a todos os policiais civis lotados na Dise por todo o empenho demonstrado durante os trabalhos, não medindo esforços para que os criminosos paguem por suas condutas ilícitas. Por fim, quero agradecer ainda as constantes trocas de informações com outras forças de segurança, principalmente policiais militares, que colaboram efetivamente para que juntos possamos manter uma sociedade pacífica”.

Fonte: diariotupa