Municípios da Diretoria de Ensino de Tupã prorrogam em 60 dias o retorno às aulas presenciais

Retomada seria em agosto, porém cidades vão respeitar conclusão do ciclo vacinal dos profissionais da educação

Dez cidades da Diretoria de Ensino de Tupã definiram em conjunto prorrogar em 60 dias a retomada das aulas presenciais na Rede Pública de Educação em relação à data estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo. Decretos municipais terão como base o intervalo de tempo necessário para que os profissionais de educação atinjam a resposta imune adequada para a prevenção da doença.

As primeiras turmas a retornarem serão de Nível Superior. As instituições públicas que ainda não tiveram autorização para volta, como no caso dos cursos da área da saúde, poderão oferecer aulas presenciais a partir de 1º de setembro.

Os ensinos Infantil (4 e 5 anos), Fundamental (1º ao 9º ano), Médio e Técnico têm retomada controlada marcada para 8 de outubro. “Os profissionais de educação só serão considerados imunizados em 1º de outubro, por conta disso decidimos retornar apenas no 4º bimestre, até lá, a modalidade remota será mantida”, declarou o prefeito Caio Aoqui.

As crianças de 0 a 3 anos poderão ir para as creches apenas em janeiro de 2022. De acordo com o prefeito, este grupo deve aguardar mais tempo, pois o distanciamento entre os profissionais e as crianças é menor, uma vez que esta faixa-etária demanda maior contato físico.

As datas definidas para cada nível educacional foram apresentadas em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (12), que teve a participação dos prefeitos Manoel Rosa, de Bastos; Carlos Alberto, de Iacri; Rodrigo, de Queiroz; Paulinho, de Herculândia; Gilmar, de Parapuã; e Marcelo, de Quatá. As normas também serão seguidas por Arco-íris, Quintana e Rinópolis.

O prefeito Manoel Rosa afirmou que a preservação da vida foi determinante para decidir o melhor momento para o retorno à normalidade. “Aferição de temperatura, tapetes de esterilização, distanciamento, uso de máscara e outros protocolos que surgirem também deverão ser adotados. As escolas estarão prontas para acolher os alunos”, explicou o prefeito.

Segundo o prefeito Marcelo de Souza Pecchio as prefeituras priorizaram a vacinação e optaram por adiar a volta de agosto para setembro. “Tomamos essa decisão seguindo a ciência, numa troca de conhecimento entre as áreas da Saúde e da Educação, ouvindo todos os envolvidos, e aderindo a medidas que sejam viáveis para todas as prefeituras”.

Os municípios de João Ramalho e Rancharia farão novas reuniões com os comitês de enfrentamento à covid-19 para decidir se irão aderir ao planejamento coletivo. Em Tupã, a decisão foi acatada após reuniões entre as Secretarias de Saúde e Educação, sindicatos e conselhos municipais.

Segundo o secretário de Educação, professor Valdir Berti, os pais ainda terão autonomia para decidir se as enviarão ou não os estudantes para as escolas. “O ensino híbrido será mantido, e iremos definir protocolos sanitários rígidos para que a segurança seja mantida”, e completou dizendo que um novo decreto será criado para a Rede Privada.