Prefeitura intensifica ações de combate à dengue na cidade e distritos

Em abril foram realizadas mais de 13 mil ações por parte das equipes de Endemias

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Entomologias e Endemias, vem intensificando ações para evitar que novos casos de dengue apareçam no município. As equipes se concentram neste momento no Parque São José, realizando ações de nebulização, e no Parque da Nações com controle de criadouros.

De acordo com dados da Secretaria responsável, somente no mês de abril foram realizadas mais de 13 mil ações de nebulização e eliminação de criadouros durante as inspeções das equipes em casas e terrenos do município, onde foram eliminados 191 criadouros.

Segundo o diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, as ações deste ano já mostram resultados ainda melhores que anos passados, levando em consideração que os primeiros meses do ano são os mais propícios ao aparecimento de casos.

“Podemos observar que comparando os 4 primeiros meses de 2019, ano da maior epidemia da cidade, e o mesmo período de 2021, tivemos uma redução superior a 95% dos casos positivos. E a mesma comparação com relação ao ano de 2020 mostra uma redução de 75,14%”, apontou.

Marco ainda ressaltou que mesmo com resultados extremamente positivos das ações, manter as equipes intensificando as visitas e eliminações de focos e criadouros se torna ainda mais necessário, pois será assim que a Saúde evitará que o cenário de 2019 se repita.

“Temos que nos manter firmes e permanecer com ações efetivas por todo o município e os distritos. Por isso, analisamos cada bairro que apresenta casos positivos da doença, para que não se espalhe”, contou.

O Diretor ainda explicou que há necessidade de visitar até mesmo locais onde não há casos positivos de dengue, para verificar se há criadouros. “Em Varpa, por exemplo, ainda não registramos nenhum caso positivo da doença. No entanto, nas recentes visitas dos agentes verificamos um índice de infestação muito alto para o período com 4.64, e que se não fosse detectado poderia surgir os primeiros casos no distrito”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda ressaltou que a população pode acompanhar as ações dos agentes e os casos confirmados da doença pelo site da prefeitura.

“Basta acessar tupa.sp.gov.br, clicar no banner em destaque sobre o combate à dengue e acompanhar as informações que são atualizadas diariamente. Também pedimos para que todos façam sua parte neste combate, verificando o quintal e evitando que haja criadouros do mosquito”, pediu.