Em Dracena, 80 doses da vacina Oxford-AstraZeneca foram aplicadas com data vencida

Prefeitura alega falha na gestão do estoque e moradores serão revacinados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena comunica que 80 doses do lote 4120Z001, da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Oxford-AstraZeneca, aplicadas nos dias 14 e 15 de abril no município, estavam com a data de validade vencida. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22) no site e nas redes sociais da Prefeitura da cidade.

A publicação diz que as pessoas que receberam as doses dessas vacinas serão monitoradas e não há motivo para preocupação. “A Saúde informa que as pessoas que receberam essas doses serão monitoradas por 30 dias, a partir da data de aplicação, e não têm motivo para entrarem em pânico. Deverão aguardar em suas residências a visita de equipe da Saúde municipal para orientação”.

Imagem de frasco da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 (Tânia Rêgo/Agência Brasil).

De acordo com a Prefeitura de Dracena, tal situação já foi comunicada ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), de Presidente Venceslau. “Este procedimento foi considerado inadequado, a dose será invalidada e a orientação é a revacinação após 30 dias com a vacina de outro laboratório. Sendo assim, aguarda por mais orientações da Divisão de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde”, continua a publicação feita pelo poder público municipal.

A Prefeitura orienta que qualquer informação o morador deve procurar a Sala de Vacina no prédio da Policlínica, que fica na Rua Dom Bosco, 47, bairro São Cristóvão, e pelo telefone (!8) 3822-1211. 

Falha na gestão do estoque

Em um pronunciamento na fanpage da Prefeitura de Dracena, o prefeito André Lemos (Patriota) reconhece que houve falha na gestão do estoque das vacinas recebidas. “Houve uma falha na gestão do estoque dessas vacinas. As vacinas que chegaram depois foram aplicadas primeiro e sete frascos ficaram para trás e aconteceu essa pequena falha. Falhas semelhantes não acontecerão. A nossa equipe já está ciente, já foi notificada do problema e vai zelar para que não aconteça novamente”, declarou.

De acordo com a comunicação feita pela Prefeitura acerca do lote com datas vencidas, e apesar da falha ocorrida, a administração municipal ressalta todo o cuidado com que a campanha de vacinação vem sendo desenvolvida na cidade desde o mês de janeiro, para evitar os mais diferentes problemas, e destaca que a população deve receber as doses da vacina sem receio. Ao final, salienta que todos os lotes utilizados encontram-se com a data de validade correta.

Fonte: sigamais