Prefeitura mantém Portal de Arborização para solicitações da população

Munícipes podem solicitar a extração de árvores, adequação de calçadas e mudas adequadas para o plantio

Para orientar a população sobre a arborização na cidade, a prefeitura mantém o Portal de Arborização disponível em seu site oficial “tupa.sp.gov.br”. A criação da ferramenta é para atender as exigências da Lei Municipal 4.638/2013 e o Plano Diretor, disponibilizando a solicitação de todas as etapas necessárias para que os munícipes enquadrem suas faixadas de acordo com as condições arbóreas.

As opções do Portal, que podem ser localizadas no anexo “Meio Ambiente” do canto direito do site da prefeitura, levam o munícipe à três seções específicas: Cadastro Positivo, Calçada Sustentável e Solicitações de Corte.

No “Cadastro Positivo” o morador poderá informar e enviar fotos à prefeitura sobre as árvores que já dispõe dentro dos padrões do município. Na seção “Calçada Sustentável” é possível solicitar o auxílio para adequação da calçada que receberá o plantio com muda adequada e dentro dos padrões e determinações do Plano de Arborização e do Plano Diretor Sustentável da cidade. Por fim, na aba “Solicitação de Corte” o munícipe pode acompanhar se os pedidos de extração de árvores foram deferidos ou não, podendo denunciar endereços que extraíram árvores irregularmente.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, explicou que o Portal apresenta todas as etapas necessárias para que os munícipes possam contribuir para o aumento da área arbórea da cidade.

“A ferramenta dá as opções de todo o ciclo para adequar a residência de cada cidadão. Com as orientações é possível extrair árvores inadequadas para o local, adaptar a calçada e acomodar a muda conforme a capacidade da mesma, sem provocar futuros problemas no solo ou obstruir a passagem”, explicou.

Zé ainda informou que em casos de dúvidas o munícipe deve ligar na Secretaria pelo telefone (14) 3496-3346. “É importante que todos também saibam que para a extração de árvores já existentes na faixada da residência, é necessário que haja um pedido anterior à extração. Para isso, basta acessar o site da prefeitura e clicar no ícone “Consultar Protocolo” no lado direito da tela. Após isso, basta abrir um novo protocolo e solicitar o pedido”, contou.

Além da disposição do Portal para adequação, o prefeito Caio Aoqui explicou que a prefeitura vêm realizando levantamento da área arbórea da cidade para verificar a quantidade de árvores plantadas na zona urbana e, com isso, concentrar as adequações nas áreas mais escassas.

“A arborização urbana tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental e paisagística do município, além de amenizar os fortes impactos da urbanização. Por isso, as iniciativas da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente visam conscientizar a população sobre as determinações do Plano Diretor e da Lei Municipal, para que possamos tonar nosso município referência neste quesito e transformar a qualidade de vida de todos”, disse.

O vice-prefeito Renan Pontelli, ainda explicou que a Pasta responsável está à disposição de todos para auxiliar na adequação dos espaços para receber as mudas de árvores adequadas. “Não recomendamos que os munícipes façam o novo plantio sem consultar a Secretaria, pois para cada espaço é necessário uma espécie diferente”, contou.