Modelo para Bolsonaro, Chapecó tem 55% mais mortes que Marília

Cidade eleita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como modelo de combate à pandemia, por uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, Chapecó (SC) tem população menor que a de Marília e soma 194 mortes a mais, o que representa uma mortalidade 55% maior.

Nesta segunda-feira (5), Bolsonaro disse que pretende visitar a cidade catarinense pelo “trabalho excepcional” contra a pandemia. O município, segundo o presidente, deu “liberdade” aos médicos para prescreverem o ‘tratamento precoce’.

Bolsonaro afirmou ainda que a cidade tem volume de internações por Covid-19 “próximo de zero”, informação que não condiz com boletim oficial divulgado pela Prefeitura do município.

Informativo oficial de Chapecó aponta nesta terça-feira (6) um total de 187 pacientes internados, sendo 121 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), que estão 100% ocupadas, tanto na rede pública quanto privada.

A situação é dramática na maior parte do Brasil, mas o município referência – para o mandatário – tem taxa de óbitos maior que a maioria dos municípios paulistas. Em Marília, com 240 mil habitantes, são 347 mortes. Chapecó soma 541 (55% a mais), com população menor – 224.013 moradores.

O chamado ‘tratamento precoce’ como política pública não evitou que a cidade tivesse, nesta terça-feira (6), 187 moradores internados, ante a 171 pessoas que vivem em Marília (8,55% a menos).

Com a falsa esperança do medicamento, propagada por políticos, o número de contaminados também é maior. São 34.116 confirmados em Chapecó, enquanto que Marília teve 17.644 testes positivos (48% menos casos).

KIT COVID

Vereadores em Marília têm relatado pressão para que o chamado kit covid seja oferecido aos pacientes com sintomas nas unidades de saúde do município.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, os medicamentos que fazem parte da lista (cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e outros citados em redes sociais) estão disponíveis no município. Ele disse ainda que nenhum médico está impedido de fazer a prescrição.

Fonte:marilianoticia