Marília volta a registrar 100% de ocupação em leitos de UTI para Covid

Há um mês, Marília não atingia o patamar de 100% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do SUS, exclusivos para Covid-19. O preocupante índice foi atingido na noite desta sexta-feira (26), segundo o secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto.

“Ainda não tivemos que transferir ninguém, mas acabamos de ocupar todos os leitos. Mais cedo, ainda havia um livre no Hospital Unimar”, disse o secretário, que cerca de uma hora antes havia compartilhado boletim com 98,33% de ocupação.

O gestor da Saúde acredita que a região poderá ter um ‘período difícil’. Isso porque os dados da Fundação Sistema de Análise de Dados do Estado de São Paulo (Seade), que compila resultados dos municípios, apontou aumento de mais de 19% na média de internações na região.

“Tivemos esse mês o carnaval, que mesmo sem o feriado, infelizmente teve muita gente que viajou, que circulou por motivo de lazer. Acreditamos que isso possa ser um reflexo dessa movimentação e de aglomerações”, disse.

Os dados divulgados pelo secretário – pouco antes de Marília atingir 100% – apontaram seis, dos 12 hospitais com leitos de UTI Covid na região estavam com a totalidade das vagas ocupadas.

Com a entrada de mais um paciente em terapia intensiva no Hospital Beneficente Unimar, passou para sete o número de instituições que já não poderiam mais receber doentes pelo SUS.