Atiualização: Prefeitura monta força tarefa para combater surto de Covid na Casa dos Velhos

21 idosos foram transferidos, infelizmente uma das internas faleceu

A Prefeitura de Tupã mobiliza uma grande força tarefa para combater o surto de coronavírus na Instituição Casa dos Velhos. Apesar de terem sido imunizados contra a doença há 10 dias, juntamente com os funcionários da entidade, alguns idosos acabaram sendo contaminados pela Covid-19 antes do organismo ter a capacidade de produzir os anticorpos contra a doença, já a capacidade imunizante diminui gradativamente conforme o aumento da faixa etária.

A prefeitura foi informada pela direção da entidade sobre o surgimento de casos suspeitos entre os internos e rapidamente mobilizou a Secretaria da Saúde para realizar a testagem dos idosos. Com o apoio da Secretaria de Assistência Social, a prefeitura também realizou, em tempo recorde, a transferência de 21 idosos, sendo 14 para a ala de isolamento que funciona desde o ano passado na antiga Clínica Dom Bosco e outros 7 para a Santa Casa.

A medida foi adotada para garantir o acompanhamento adequado aos internos, além de evitar a disseminação da doença na entidade, que atende no total 77 idosos. Além da transferência dos idosos, a prefeitura também já realizou a sanitização tanto da Casa dos Velhos, para preservar a saúde dos demais internos, quanto da ala que acomodou os idosos, para evitar a disseminação da doença.

A prefeitura também realizará a testagem destes idosos diariamente, conforme orientação das autoridades sanitárias. Com o objetivo de garantir total transparência e informação à população, o prefeito Caio Aoqui realizou coletiva de imprensa na manhã deste sábado (06/02), onde atualizou a situação da Casa dos Velhos.

Acompanhado do vice-prefeito Renan Pontelli, do secretário de Saúde Miguel Ângelo de Marchi, do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Shigueru e da médica da rede básica e Santa Casa, Carol Machado, o chefe do Executivo informou que dos 21 idosos transferidos da Casa dos Velhos, 8 foram confirmados e 13 estão como suspeitos, aguardando resultado dos exames.

Ainda segundo Caio, dos 14 idosos transferidos para a antiga Clínica Dom Bosco, 4 testaram positivo e outros 10 ainda são considerados suspeitos, aguardando resultado. Já entre os 7 idosos encaminhados para a Santa Casa, 5 estão internados na enfermaria (sendo 3 positivos e 2 suspeitos), 1 (suspeito) está na UTI e infelizmente 1 paciente confirmado infelizmente não resistiu e faleceu. A vítima é uma mulher de 71 anos. A prefeitura externa pesar pela nova vítima e se solidariza com familiares e amigos.

Com o novo óbito sobe para 66 o número de pessoas que morreram em Tupã em decorrência do coronavírus desde o início da pandemia. Até o momento a prefeitura já realizou um total de 13.407 exames, com 11.003 resultados negativos. Já o número de casos confirmados chega a 2.314, sendo 114 ainda em período de transmissão. Tupã conta ainda com 90 casos suspeitos que estão aguardando resultado. Até o momento, 2.134 pacientes já se recuperaram da doença em Tupã.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Santa Casa local está em 80%, sendo 5 pacientes de Tupã (33% do total). Outros 7 pacientes são da região (47%), incluindo 2 de Bastos, 2 de Herculândia, 1 de Arco-Íris, 1 de Osvaldo Cruz e 1 de Rinópolis. Já a taxa de ocupação dos 20 leitos clínicos (enfermaria) destinados aos pacientes de coronavírus está em 35%, com 7 pacientes de Tupã.