Tupã inicia vacinação contra coronavírus

Cidade recebeu 1.480 doses da Coronavac; imunização foi iniciada entre funcionários da saúde que atuam no enfrentamento da Covid

Mantendo posição de destaque nas ações contra a pandemia do coronavírus, Tupã iniciou a vacinação contra a Covid-19 na tarde desta quarta-feira (20/01), se tornando uma das primeiras cidades da região a começar a imunizar os profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a doença.

As primeiras doses do imunizante chegaram à cidade por volta das 22h30 desta terça-feira, poucas horas após o prefeito Caio Aoqui, acompanhado do vice-prefeito Renan Pontelli e do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Shigueru, se encontrar com o governo João Doria na cidade de Marília.

Na ocasião o prefeito tupãense afirmou que Tupã já estava preparada para iniciar a vacinação e pediu apoio ao governador para agilizar o envio das vacinas. A solicitação foi atendida pelo governo estadual, que encaminhou as primeiras 1.480 doses da vacina para Tupã.

Como a primeira etapa da vacinação é destinada aos profissionais da saúde que atuam no enfrentamento do coronavírus, foram imunizados inicialmente 24 trabalhadores de vários setores diretamente ligados ao enfrentamento da Covid da Santa Casa e da rede básica de Saúde, como médicos, equipes de enfermagens, fisioterapeutas, setor de higienização e limpeza, entre outros.

A primeira pessoa a ser imunizada contra o coronavírus em Tupã foi Francisca Damião dos Santos, mais conhecida como “Dona Chica”, 68 anos, que há 33 anos trabalha na lavanderia da Santa Casa.

Dia de esperança

O início da vacinação contra a Covid em Tupã foi marcado por otimismo e esperança. Para o administrador da Santa Casa, Laércio Garcia, a aplicação da vacina representa uma luz de esperança após 11 meses de sofrimento e apreensão. Ele agradeceu à prefeitura pelo apoio à Santa Casa durante o todo o período de pandemia e parabenizou a equipe do hospital, que apesar de todas as dificuldades, não tem medido esforços para salvar vidas, mesmo que tendo que colocar a própria saúde em risco.

Já o secretário municipal de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi lembrou que a pandemia abalou todas as estruturas sociais, econômicas, políticas e de educação em saúde e agradeceu o trabalho realizado pela Santa Casa desde o surgimento da doença e parabenizou os profissionais de saúde pela dedicação e heroísmo em lutar pela preservação da vida.

Ele também destacou a imunização será um trabalho gradativo e de longo prazo, e que exigirá paciência e tolerância, já que a vacinação atenderá os grupos prioritários definidos pelo governo federal, de acordo com a disponibilidade de vacinas.

O secretário de Saúde também lembrou do médico infectologista Douglas Batista da Silva, um dos principais nomes no combate à Covid e que faleceu no dia 5 de agosto do ano passado, após contrair a doença.

O provedor da Santa Casa, Claudinês Lucchi Arroyo, falou em seguida, parabenizando a prefeitura por conseguir agilizar o início da imunização e destacando a importância da vacina para garantir a saúde dos profissionais que estão mais suscetíveis à doença. “Com a vacina estamos dando um passo muito grande para podermos enfrentar a coronavírus com mais tranquilidade”.

Representando a Câmara Municipal, o 1º secretário do Legislativo, vereador Pastor Eliézer de Carvalho destacou que a vacina representa a esperança de erradicar a doença, que já matou 62 pessoas em Tupã, mais de 200 mil pessoas no Brasil e já contabiliza mais de 2 milhões de vítimas no mundo.

Ele também elogiou o empenho do prefeito Caio e do vice Renan, que ao agilizar a vacinação mais uma vez colocaram Tupã a frente de cidades maiores e mais desenvolvidas, como Bauru, Araçatuba e Ourinhos, entre outras, que ainda nãoi receberam as primeiras doses do imunizante. Além de Eliézer, também estiveram presentes os vereadores Eduardo Shigueru, Du do Serv Festa, Paulo da Farmácia, Renatinho da Garagem, Antônio Brito, Lucas Hatano, Alexandre Scombatti, Professora Cris Vicente, Marcos Gasparetto e Ninha Fresneda.

O vice-prefeito Renan Pontelli lembrou o árduo trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura desde o início da pandemia, com objetivo de preservar vidas e ao mesmo tempo evitar o colapso não só da saúde, mas também da economia tupãense. Ele também agradeceu o apoio dos vereadores e parabenizou a direção e os funcionários da Santa Casa e garantiu que independentemente dos conflitos políticos entre as esferas federal e estadual, a prioridade do governo municipal continuará sendo a de salvar vidas.

Para o prefeito Caio Aoqui, o início da vacinação contra a coronavírus representa um dia de esperança e uma oportunidade para que todos possam resgatar a certeza de que dias melhores estão por vir. “Hoje é um dia que marca a esperança de um dia que marca realmente a nossa vontade para poder fazer com que dias melhores aconteçam”.

Ele também destacou o apoio da Santa Casa, da Câmara Municipal e dos demais setores da sociedade que tornaram Tupã várias vezes referência nas ações de combate à Covid e ressaltou a importância de agilizar a vacinação. “No que depender da administração municipal, seja em parceria com a Santa Casa, seja em parceria com o governo do estado ou governo federal, o que estiver ao nosso alcance para poder fazer com que a nossa vida volte ao normal mais breve possível, com certeza nós estaremos indo atrás”.

Caio encerrou parabenizando todos os profissionais que atuam no enfrentamento da doença e que há quase um ano têm se dedicado e colocado a vida em risco em prol do bem comum e pedindo um minuto de silêncio em homenagem ao médico infectologista Douglas Batista da Silva e às 61 vítimas da doença em Tupã.