Atualização: Aumento de pacientes da região lota UTI da Santa Casa de Tupã (11/01)

O aumento no número de pacientes da região encaminhados para tratamento do coronavírus em Tupã fez com que a taxa de ocupação dos leitos de UTI da Santa Casa local atingisse 100%. De acordo com o boletim sobre os casos de coronavírus na cidade divulgado no início da noite desta segunda-feira (11/01), todos os 15 leitos de UTI estão ocupados.

Apenas 5 pacientes são de Tupã (33,3% do total) e os 10 restantes são da região (66,6% do total), incluindo 2 de Bastos, 1 de Parapuã, 1 de Queiroz, 1 de Ourinhos, 1 de Rinópolis, 1 de Arco-Íris, 1 de Pompéia, 1 de Ocauçu e 1 de Bernardinho de Campos.

Ainda segundo o boletim divulgado ontem, dos 15 pacientes internados na UTI, 10 estão necessitando de respiradores, sendo 2 de Tupã e 8 da região. Já a taxa de ocupação dos 20 leitos clínicos (enfermaria) destinados aos pacientes de coronavírus está em 20%, com 4 pacientes todos de Tupã.

A prefeitura também está adotando, partir desta segunda-feira, um novo modelo de divulgação das taxas de ocupação hospitalar. A mudança tem por objetivo, possibilitar um melhor acompanhamento da evolução das taxas de ocupação, sobretudo do número de atendimentos de pacientes da região.

Atualização dos casos

Segundo o novo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, mais 41 casos suspeitos foram descartados após terem resultado negativo para a doença. Os dados mostram também que mais 24 pacientes venceram a Covid-19 e são considerados recuperados da doença. Outros 97 casos suspeitos foram notificados e 29 novos casos positivos foram confirmados.

Com os novos resultados, a prefeitura já realizou um total de 12.458 exames desde o início da pandemia, com 10.406 resultados negativos. Já o número de casos confirmados chega a 1.879, sendo 88 ainda em período de transmissão e 57 óbitos. Tupã conta ainda com 173 casos suspeitos que estão aguardando resultado. Felizmente, até o momento, 1.734 pacientes já se recuperaram da doença em Tupã.