UTIs para Covid-19 têm lotação máxima em dois hospitais de Marília

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e reservados para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 em Marília, chegou a 94,6% nesta quarta-feira (30).

A situação é alarmante, já que o sistema está próximo do colapso. Se a ocupação chegar a 100%, será necessário enviar pacientes locais para outras cidades com leitos de UTI disponíveis.

Todos os leitos de UTI reservados no Hospital Beneficente Unimar (HBU) e na Santa Casa de Misericórdia de Marília estavam preenchidos. São 20 no primeiro caso e 10 no segundo.

No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) são 26 leitos de UTI separados para sintomáticos do novo coronavírus e 23 deles estavam em utilização na data.

Ou seja, dos 56 leitos de UTI reservados nos três hospitais que são referência na cidade, 53 estavam ocupados.

A pressão sobre os leitos clínicos também preocupa. Nesta quarta-feira, dos 64 leitos de enfermaria reservados para pacientes da pandemia, 37 estavam ocupados, o equivalente a 57,81%.

Secretário

Em suas redes sociais o secretário da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto, se manifestou mais uma vez sobre a situação.

“Os dados demonstram nossa preocupação e alertam para a seriedade do momento. É necessário que todos observem as medidas de proteção evitando especialmente as aglomerações neste final de ano”, declarou Cassinho, como é conhecido.

“Os leitos estão quase esgotados e, caso isso ocorra (colapso), teremos que buscar leitos livres em outros municípios da região. Portanto, seja responsável com a sua vida e também com a dos familiares e amigos”, completou.

Fonte: marilianoticias