Tupã tem dois casos confirmados de Leishmaniose Visceral Humana

São dois homens, sendo um com 71 e o outro com 89 anos

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã desta terça-feira (13) mais 2 casos de Leishmaniose Visceral no município de Tupã, sendo ambos diagnosticados em homens, um de 72 e outro com 89 anos. Atualmente, os dois estão internados e seus quadros clínicos são estáveis, sendo que um deles optou por receber tratamento em Marília e outro na Santa Casa de Tupã.

Desta forma, a cidade totaliza 3 casos de Leishmaniose neste ano, sendo o primeiro já tratado e recuperado. Um dos dois últimos diagnósticos foi dado por meio de teste rápido e o resultado foi confirmado pelo Laboratório Municipal de Tupã, já o outro se deu por mielograma realizado pelo Hemocentro de Marília.

Segundo a Secretaria responsável, os 2 pacientes diagnosticados não contavam com animais em suas residências; e foram feitas buscas ativas por pessoas e animais sintomáticos em um raio de 200 metros das moradias.

Nestas buscas, apenas 1 animal suspeito foi encontrado e a Secretaria aguarda o resultado.A Pasta enfatiza que a Leishmaniose é uma doença que demora alguns meses para se manifestar, tanto em animais quanto em seres humanos.

A Secretaria também pede para que a população se atente para a limpeza dos quintais (evitar o acúmulo de matéria orgânica, como folhas e frutos), para evitar a proliferação do mosquito palha.Caso o munícipe apresente algum dos sintomas de Leishmaniose (fraqueza, anemia, emagrecimento, febre), deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Fonte: assessoria de imprensa/PMT

Histórico de LVH em Tupã

Fonte: CVE/SP