EPIDEMIA: Doentes por dengue sobem de 155 para 212 em uma semana em Osvaldo Cruz

Município decretou Estado de Emergência devido à epidemia, que já registrou uma morte

OSVALDO CRUZ – A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz atualizou nesta quinta-feira (13) os números da dengue de 2020 na cidade.

Ao todo, até agora, são 212 casos positivos, um crescimento de 17 casos desde o último levantamento. E com um agravante: um homem de 70 anos de idade morreu com dengue na cidade, entre outras morbidades.

Dos pacientes que procuraram os serviços de Saúde com sintomas da doença, 77 pacientes apresentaram resultados negativos (contra 22 na última semana) e ainda há 285 pacientes que aguardam exames.

Eliminar os locais onde o mosquito procria é a principal atitude que a população pode ajudar, principalmente vasos com plantas, bebedouros de animais e calhas, além da verificação permanente nos quintais onde possam ocorrer objetos onde o mosquito que transmite a doença pode se reproduzir.

Osvaldo Cruz decretou estado de emergência devido à epidemia de dengue desde a semana passada. A Prefeitura vai começar a colocar em prática uma estratégia de limpeza em locais públicos e particulares e aumentar profissionais para atendimento de pacientes.

O Decreto 4.419/2020 do Prefeito Edmar Mazucato autoriza o Município a tomar todas as medidas legais necessárias para o controle da dengue e ainda outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti.

“As medidas de controle deverão ser adotadas pela população e pelo Poder Público e fica autorizada a contratação temporária de pessoal” para combate à epidemia de dengue, além da Secretaria Municipal de Saúde “requisitar pessoal e equipamentos de outras secretarias de Governo para combate aos focos de proliferação do mosquito”, dizem trechos do documento.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz