Secretaria de Saúde confirma morte de idoso causada por dengue em Osvaldo Cruz

Segundo a nota oficial divulgada pela Prefeitura, o paciente residia no Conjunto Habitacional Mário Covas, na região oeste da cidade, e era hipertenso, cardiopata e diabético.

A Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz (SP) confirmou nesta quarta-feira (12) que um idoso de 70 anos morto no fim do mês passado na cidade era portador de dengue.

A Vigilância Epidemiológica esclareceu que o paciente apresentava “algumas comorbidades” e teve dengue, o que agravou seu quadro de saúde e culminou com seu falecimento.

“O paciente residia no Conjunto Habitacional Mário Covas, na região oeste da cidade, e era hipertenso (pressão alta), cardiopata (problemas de coração) e diabético”, detalhou a Prefeitura em nota oficial.

O exame para diagnóstico da dengue foi realizado em Osvaldo Cruz.

A Prefeitura de Osvaldo Cruz decretou estado de emergência por causa da epidemia de dengue que atinge o município e já teve o total de 155 casos positivos confirmados até o momento em 2020.

Estado de emergência

O decreto 4.419/2020, assinado pelo prefeito Edmar Mazucato (PSDB), autoriza o município a tomar todas as medidas legais necessárias para o controle da dengue e ainda outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

“As medidas de controle deverão ser adotadas pela população e pelo Poder Público e fica autorizada a contratação temporária de pessoal” para combate à epidemia de dengue, além da Secretaria Municipal de Saúde “requisitar pessoal e equipamentos de outras secretarias de Governo para combate aos focos de proliferação do mosquito”, conforme trechos do documento.

A Prefeitura informou que também pelo estado de emergência fica dispensada licitação para a contratação de serviços ou compra de bens necessários ao enfrentamento da epidemia.

Em um primeiro momento, serão utilizadas equipes da Secretaria de Saúde, Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica, mas não se descarta a possibilidade de convocação de outros segmentos da administração a fim de combater à dengue e outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor.

Conforme a Prefeitura, o decreto traz um quadro preocupante da dengue em Osvaldo Cruz. Veja abaixo um levantamento dos casos de dengue no município nos últimos anos:

  • 2009: 49 casos
  • 2010: 817 casos
  • 2011: 15 casos
  • 2012: 1 caso
  • 2013: 1.221 casos
  • 2014: 212 casos
  • 2015: 827 casos
  • 2016: 208 casos
  • 2017: 1 caso confirmado
  • 2018: 2 casos confirmados
  • 2019: 1.161 casos

O decreto ainda considera que há um novo tipo de vírus em circulação e que a maioria dos moradores de Osvaldo Cruz estão suscetíveis à dengue e seus agravantes com risco de morte.

No Estado de São Paulo, já houve duas mortes por dengue só em 2020, segundo o Poder Executivo.

Pelo mesmo documento, a Prefeitura sinaliza a necessidade de uma estratégia de limpeza em locais públicos e particulares e também um aumento considerável na procura de pacientes pelos serviços de saúde.

Conforme o Poder Executivo, o detalhamento das ações será agora organizado pela Secretaria Municipal de Saúde diante do decreto de estado de emergência.

Fonte: g1 prudente