Prudente: Vigilância Epidemiológica confirma seis primeiros casos de dengue deste ano

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirma nesta sexta-feira (10/01) os seis primeiros casos de dengue em Presidente Prudente. O órgão informa ainda que já contabiliza outras 73 notificações, cujos exames aguardam resultados.

A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, pontua que os registros precoces da doença em 2020 preocupam o poder público, uma vez que, segundo ela, as chuvas intensas e o calor frequente formam a combinação propícia para proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

“Durante a realização do IB [Índice Breteau], os agentes têm encontrado muitos recipientes descartados de forma irregular, o que nos preocupa. Outra preocupação é que o Ministério da Saúde ainda não enviou inseticida e larvicida, ou seja, precisamos eliminar criadouros, é a única forma de acabarmos com a doença”, ressalta.

A supervisora informa ainda que neste sábado (11) os agentes darão continuidade ao IB e outras equipes realizarão o BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros), cujo serviço consiste na visita casa a casa para apontar ao morador os locais que podem servir como criadouro do mosquito.

Por fim, Elaine comenta que os dados referentes a 2019 seguem sendo computados. Até o momento, a VEM registra 12.050 notificações e 7.607 casos positivos de dengue. Os números ainda podem aumentar.

Fonte: Secretaria de Comunicação