Guararapes reforça ações de combate à dengue após confirmar 32 casos em 2020

Ações estão sendo tomadas para evitar que a cidade enfrente uma epidemia da doença como no ano passado, quando 1.180 casos foram confirmados.

Com 32 casos de dengue confirmados somente nos primeiros oito dias do ano de 2020, a Prefeitura de Guararapes (SP) intensificou as estratégias de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o Executivo, mais quatro agentes de endemias foram contratados, os horários de visitação foram alterados e carros de som estão passando pelos bairros.

As atitudes estão sendo tomadas para evitar que a cidade enfrente uma epidemia da doença igual ao ano passado, época em que 1.180 casos foram confirmados.

Segundo a educadora de saúde, Elaine Lagroti, além dos carros de som, outros métodos estão sendo utilizados para eliminar os criadouros.

“Nós estamos realizando o trabalho de controle dos criadouros, ação que é indicada para esse caso. Ele visa eliminar todo tipo de recipiente que possa acumular água. Esse trabalho é realizado em 150 metros de cada caso positivo”, disse.

Além disso, a Vigilância Sanitária está notificando os locais com larvas, e se houver reincidência o morador do local será multado em R$360.

“Quando os moradores não pagam, são encaminhadas ao judiciário. Nós já esperávamos esse inicio de epidemia por conta da quantidade de larvas que estávamos encontrando dentro das casas”, finaliza.

Os casos da doença aumentam quando o verão chega, por isso, as recomendações são de não deixar água parada dentro de qualquer tipo recipiente e fazer a limpeza para evitar possíveis criadouros.

Por G1 Rio Preto e Araçatuba