Epidemia: Sabesp fortalece combate à dengue em Tupã

Amplia-se os trabalhos de conscientização para combater focos do mosquito Aedes aegypti

A partir desta segunda-feira (2), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), fortalecerá as ações de combate à dengue em Tupã. O trabalho envolve a conscientização da população sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti em caixas d’águas.

Após o lançamento do plano municipal de combate à dengue, em junho, o chefe do setor de Endemias, Marco Antônio de Barros, apresentou as dificuldades com a fiscalização das caixas d’água, que podem ser um criadouro escondido de difícil acesso durante as visitas.

“As caixas d’água podem ser um eterno criadouro de mosquitos da dengue quando não possuem a limpeza e vedação adequada. Em muitas das vezes, o morador nem percebe que a sua residência pode conter um criadouro escondido”, explicou.

Ainda de acordo com o Marco, assim que foi apresentado o problema ao prefeito Caio Aoqui, foi solicitado ao gerente regional da Sabesp de Tupã o fortalecimento da parceria entre as instituições, com o objeto da realização de trabalhos em conjunto para a conscientização da população.

“Sem essa etapa de orientação sobre a limpeza adequada da caixa d’água, os resultados positivos que estão sendo obtidos devido às ações realizadas pela Prefeitura poderiam ser colocados em risco, aumentando novamente os casos de dengue em nosso município”, destacou.

Marco acrescentou ainda que a frase institucional nas faturas mensais de setembro e outubro, serão de grande ajuda para a conscientização da população. “A frase ‘Limpe sua caixa d’água, evite mosquitos transmissores da dengue’, que será inserida nas faturas poderão fazer com que o munícipe lembre da importância de deixar o local limpo”, afirmou.

O gerente regional da Sabesp de Tupã, Eudoxio Ribeiro Blanco, explicou que ações reforçam a parceria com a Prefeitura.  Ele também salientou que a água fornecida pela empresa vai até o cavalete, localizado na frente do imóvel.

“A população deve realizar a limpeza e desinfecção a cada seis meses, para garantir que a água fique livre de microrganismos nocivos à saúde, colocando em risco a qualidade da água para consumo. Além disso, os munícipes devem verificar se a tampa de sua caixa d’água está vedada corretamente, para evitar a transmissão de doenças”, destacou.

Já o prefeito Caio Aoqui, ressaltou que além das visitas realizadas em todos os bairros da cidade pelos agentes de Combate às Endemias, as ações para a conscientização da população são essenciais para a diminuição dos casos da dengue no município.

“Apesar de Tupã manter o nível de infestação abaixo da média estadual, estamos trabalhando incessantemente para que o nosso município não volte para a situação de epidemia. Os números são baixos, mas é preciso trabalhar na conscientização dos tupãenses para que, juntos, possamos eliminar a possibilidade da doença na cidade. A Conscientização é a principal arma no combate à dengue”, concluiu.

Dengue

A forma mais eficiente de combater o mosquito da dengue é eliminando os criadouros e focos das residências. Segundo o chefe do setor de Endemias, são propícios a reprodução do Aedes, locais como pratos de plantas, caixa d’água, pneus, baldes, tampas de lixo, potes e garrafas.

“Apenas dez minutos da semana de cada cidadão dedicados à verificação em sua própria residência, podem fazer a diferença na luta para frear a proliferação do mosquito da dengue no município. Ajude a combater a doença”, finalizou.