Cemitério Vertical de Adamantina é modelo para outras cidades

Cemitério de Adamantina recebeu visitas de representantes das prefeituras de Londrina e Dracena.

A Prefeitura de Adamantina recebeu nos últimos dias comitivas das cidades de Londrina e Dracena. Os dois municípios vieram à cidade com o objetivo de conhecer o modelo de cemitério vertical adotado pelo município.

Assim como Adamantina, as duas cidades também adotarão o novo modelo de cemitério e, por esse motivo, vieram entender como o espaço funcionará. Aqui, o cemitério vertical deverá ser utilizado a partir da próxima semana.

Estrutura para recepção das urnas funerárias é produzida com materiais recicláveis.

A verticalização foi o caminho encontrado pela administração municipal de Adamantina, para garantir novos espaços para sepultamentos no Cemitério da Saudade, único da cidade, que atinge sua capacidade e não permite a abertura de novos túmulos no formato tradicional.


A nova estrutura vai permitir os sepultamentos em um módulo vertical, com gavetas (lóculos) onde serão recepcionadas as urnas funerárias. A alternativa pela verticalização em módulos tem sido adotada em diversas cidades.


O módulo inicial em execução pela prefeitura de Adamantina conta com a implantação de duas bases de concreto e respectiva cobertura. Na primeira galeria já foram implantados os lóculos, produzidos em material reciclável, onde serão recepcionadas as urnas funerárias.


A primeira galeria abriga dois conjuntos de gavetas: uma com 48 gavetas e outra com 56 gavetas, que somam 104 lóculos. O espaço ainda deve receber a cobertura.


Já foi implantada também a tubulação do sistema de troca gasosa e descontaminação, interligando essas 104 unidades. Esse sistema é regulado por registros (válvulas) e operado com motor. O esquema será responsável por filtrar os gases e acelerar a decomposição dos corpos.


Segundo a Prefeitura de Adamantina, a implantação dessa estrutura de sepultamentos não exigiu novo licenciamento ambiental, utilizando-se da licença vigente.


O projeto inicial prevê a implantação de 400 lóculos. Segundo registros da Prefeitura, há mais de 20 mil sepultamentos no Cemitério da Saudade.

Fonte: sigamais ( por Natacha Dominato )