Mortes: Tupã perde mais uma cidadã vitimada por dengue e leishmaniose

Negligência, Incompetência  e Ineficiência, transformaram Tupã numa cidade enlutada

Morreu hoje no final da manhã na UTI da Santa Casa de Misericórdia aos 58 anos, Silvia Guimarães. No dia 15 de abril foi confirmado que ela estava com dengue. Segundo informações de amigos da família desde o dia 26 de abril seu estado começou a inspirar cuidados. Nesta semana foi internada e um teste para Leishmaniose Visceral foi feito e ontem confirmado positivo. Mas na noite anterior ela teve uma piora e foi para a UTI.

Ela era diabética e fazia uso de insulina diária. Morava na Vila Indústria , Zona Sul de Tupã.

Editorial

Os fatos demonstram, de forma inequívoca, que os gestores municipais (Prefeito Municipal; Secretário Municipal de Saúde e  Chefe de Endemias, ou quem quer que seja) transgrediram, com consciência e voluntariedade, os princípios da Administração Pública da legalidade, moralidade administrativa e eficiência (art. 37, caput, da CF), ante a omissão na gestão da saúde pública, consistente em não terem agido quando tinham conhecimento formal do aumento dos índices larvários e da necessidade de reformulação das ações de controle da dengue e não terem, também, declarado oportunamente situação de emergência.

Junte-se a isso, os gestores não prepararam, naquela época, as unidades de saúde para a situação de emergência e epidemia declarada e prevista para o verão de 2019, e toda a população foi submetida de imediato ao risco de contaminação da dengue, com  mortes contabilizadas no Município, pela ineficiência e falta de execução e planejamento nas ações de controle da dengue, desrespeitando o Plano Nacional de Diretrizes, embora tenha havido repasse específico para esse fim.

Prova disse é que somente após uma Ação Civil Pública em 28 de fevereiro deste ano, promovida pelo Ministério Público algumas coisas começaram a serem feitas, mesmo que já tardias.

A epidemia será histórica não sabemos até quando vai, mas com novas administrações e sendo aplicado o Plano Básico de Combate a Dengue dificilmente os números atuais se repetirão em Tupã.