Escorpião: Prefeitura promoverá limpeza em áreas da Zona Leste

Se o trabalho não for organizado poderá causar um novo problema:desalojar os escorpiões

Trabalho que deveria ter acontecido no inverno está chegando tarde. Inclusive 6 dias de folga em Novembro e 12 dias em Dezembro prejudicaram sensivelmente os trabalhos de endemias e Zoonoses do município. Além de vários funcionários de férias neste período.

Se tivesse organizado no inverno os trabalhos, a prefeitura usaria os Agentes de Endemais e Comunitários de Saúde numa ação organizada, eliminando locais com material de construção (pilhas de telhas e tijolos, blocos de cimento, entulho, pedras, amontoados de madeira, placas de concreto); lixo domiciliar; troncos, galhos e folhas secas caídas; objetos descartados, garrafas empilhadas; frestas e vãos de muros, tanques, fornos de barro e barrancos, galpões, depósitos, viveiros de mudas e plantas; caixas de gordura, canalizações de água, caixas de esgoto, de energia.

Além de procura de escorpiões e captura dos mesmos. (conforme o Manual abaixo)

Da forma divulgada que ocorrerá o “Bota-Fora”, quem se responsabilizará pelas ações para evitar o desalojamento dos escorpiões proporcionando uma infestação para dentro dos domicílios?

Prefeitura realiza mutirão de limpeza “Bota Fora Tupã”

Cronograma

Na quinta-feira (31), os trabalhos passarão pelas ruas Maria Fonseca Agudo e Ernesto Coquemala, passando pelas ruas Clovis de Oliveira, José Jardim e João Capioto (contemplando as ruas Mário Menegatti, Manoel Pereira de Magalhães, José Benedetti, Pedro Pereira de Souza, Eloi Garcia Primaz, Dorival Jorge, João da Costa Gomes, Professora Vânia de Azevedo, Aristin Fernandes Santos, Dante Morcelli, Rua Gallo Soares, Geraldo Nunes de Barros, Professor Pedro Peres, José Gomes, Augustin Santos).

Já no sábado (2), o mutirão será no bairro Jardim UNESP, passando pelas ruas Ernesto Coquemala e Gentil Morábito, Domingo das Costa Lopes e Virginia Zoner (contemplando as ruas Sebastião Felix da Silva, Carlos Goldoni, Luiz Vitolo, Izidir Morini, Adelino Carlos, João de Deus, Wilson Bertolassi, Laerte Gonella, Guilherme Fernandes, Francisco Garcia, Gallo Soares, Dante Morcelli, Vicente Ramon Martins, Vilma Barbosa, José Candido da Silva – Pioneiro, Waldemar Zampiere – Alfaiate, José Seidinger – Pioneiro, Ernesto Goldoni, Luiz Pitilin, Orlando Sales, Luis Teixeira, José Alexandre, Aldacy Lopes – Pioneiro, Laércio Delmore, Afonso Martins Domingues.)

O Manual do Ministério da Saúde a partir da página 22 fala do Controle do escorpião:

2.2 A quem compete fazer o controle?
De acordo com o inciso 10 do art. 3º da Portaria MS/GM nº 1.172, de 15 de junho de 2004,
referente à organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e às atribuições relacionadas à
vigilância em saúde, compete ao município o registro, a captura, a apreensão e a eliminação de animais que representem risco à saúde do homem, cabendo ao estado a supervisão, acompanhamento e orientação dessas ações.

manual_controle_escorpioes

Tityus serrulatus

Conhecido como escorpião amarelo, é a principal espécie que causa acidentes graves,
com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Principais características: possui as pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro. A denominação da espécie é devida à presença de uma serrilha nos 3º e 4º anéis da cauda. Mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.

Reprodução

reprodução da grande maioria das espécies é sexuada, exigindo a intervenção de machos e fêmeas. Porém, algumas espécies possuem reprodução monoica (também chamada partenogênese), ou seja, não exige a presença de machos. Neste processo, óvulos não fertilizados dão origem a embriões vivos.

Há espécies de escorpiões que são vivíparas (Se desenvolvem dentro do corpo da fêmea em uma placenta), mas a maioria é ovovivíara (se desenvolvem em um ovo dentro do corpo da fêmea, que eclode internamente). Podem gerar de 6 a 90 filhotes e o tempo de gestação varia com a temperatura, espécie e alimentação da mãe, podendo estar entre 2 meses e 2 anos. Os filhotes nascem completamente brancos e por meio de parto, através de uma fenda genital. Eles ficam colados ao dorso materno por cerca de 10 a 14 dias até completar-se a primeira muda (quanto mais jovem o escorpião, mais mudas ele fará) até que consigam obter seu próprio alimento sozinhos. A idade adulta é alcançada com cerca de um ano de vida.

Resultado de imagem para femea do escorpião com filhotes no dorso