Leishmaniose: em 2018 foram registrados 147 casos

Mas, município teve realmente um caso de óbito sim, 2018 foi o ano com o maior número de casos em Humanos da história na cidade

Zoonoses

O município de Tupã fechou o ano de 2018 com 147 casos de leishmaniose confirmados. Desse total, dez casos de leishmaniose visceral foram confirmados em humanos e 137 animais foram diagnosticados com a doença.

De acordo com o responsável pelo Centro de Zoonoses, Robson Luís Pereira, não houve registros de mortes em humanos pela doença, no ano passado. Já os animais diagnosticados com a doença foram todos sacrificados.

Pereira explicou que a Prefeitura de Tupã intensifica o trabalho para combater a doença, com visitas e buscas ativas em casas de suspeitos de leishmaniose, em animais e humanos, visando um diagnóstico precoce da doença. “Além dos agentes que realizam as visitas, a prefeitura também conta com a ajuda da população, que faz a limpeza dos quintais retirando folhas e frutos caídos, fezes de animais e levando o animal de estimação frequentemente ao veterinário”, afirmou.

Segundo a prefeitura, neste ano ainda não houve nenhum relato de casos de leishmaniose confirmados em humanos ou animais.

Outras informações e esclarecimento sobre os trabalhos e doença podem ser obtidos pelo telefone do CCZ: (14) 3404-2205.

Fonte: jornal diário

Mas município teve realmente um caso de óbito sim

Relembrando: Jovem de 25 anos morre vítima de leishmaniose visceral humana em Tupã

Faleceu na manhã desta sexta-feira (16/03) em decorrência da Leishmaniose Visceral Humana, Luiz Ricardo de Souza, 24 anos. O rapaz estava internado desde o dia 06 de fevereiro na Santa Casa de Tupã.

Ele era morador no Conjunto Habitacional Antônio Pereira Gaspar, na zona leste de Tupã.

Segundo informações de familiares desde o início do tratamento Luiz vinha sendo mantido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O velório de Luiz Ricardo de Souza, ocorrerá  no Memorial Tupã na Rua Brasil e o sepultamento será neste sábado às 10 horas no Cemitério da Saudade, Justamente no dia do seu Aniversário.

CVE

Conforme o Centro de Vigilância Epidemiológica teve confirmados nos últimos cinco anos 21 casos de Leishmaniose Visceral sendo 4 óbitos, um deles em 2018. Dados até 17.12.18.

leishhumanoscve

Já no início de 2019 foram confirmados mais 3 casos da doença com início de sintomas em 2018, totalizando 24 casos em humanos. Portanto sendo 16,66% os casos de óbitos nos últimos 5 anos.