Alunos de Medicina da Unifai fazem manifesto sobre internato em frente à Prefeitura de Adamantina

Prefeito Márcio Cardim reafirmou na reunião que não vai enviar o projeto de lei à Câmara

ADAMANTINA – Alunos de medicina da Unifai realizaram nesta segunda-feira (19) uma manifestação defronte ao prédio da Prefeitura e Câmara Municipal de Adamantina.

Durante o ato, os manifestantes ocuparam os trechos da avenida Rio Branco e a rua Osvaldo Cruz, na esquina do Paço Municipal e gritaram palavras e versos de protesto.

A representante do Centro Acadêmico de Medicina, Barbara Mantovani, explicou que a reivindicação dos alunos tinha como objetivo garantir que o Internato – desenvolvimento de atividades práticas em ambiente hospitalar – para a primeira turma do curso ainda não foi formalizado. “O projeto para que fosse feito na Santa Casa de Araçatuba passou pela Reitoria da faculdade veio para aprovação do prefeito e Câmara dos Vereadores. Mas chegou até nós a informação de que querem engavetar o projeto, não liberando verba para ir para Araçatuba e para que fiquemos aqui. Nós queríamos ficar em Adamantina, porém, o problema é que não tem as condições mínimas para termos uma formação adequada. Aqui precisa de investimentos”, declarou.

Depois de quase uma hora de manifestação, um grupo de estudantes representantes das turmas foi recebido na Câmara Municipal, por volta das 11 horas, em uma reunião que contou com a presença de todos os vereadores, prefeito Márcio Cardim e o reitor da UniFAI, Paulo Sérgio da Silva.

O prefeito Márcio Cardim reafirmou na reunião que não vai enviar o projeto de lei à Câmara com a proposta que contempla integralmente o internato da primeira turma de medicina da UniFAI em Araçatuba. Não foi informado pelo prefeito um prazo para apresentar o projeto. A expectativa é que seja submetido aos próprios estudantes, vereadores e demais interessados, antes de ser formalmente apresentado ao poder legislativo para votação.

Unifai se manifesta

Na tarde de hoje (segunda-feira), a Prefeitura emitiu Nota à Imprensa com a versão dos fatos intitulada ‘Reunião na Câmara sobre o internato’.

“O prefeito Márcio Cardim e o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sérgio juntamente com o legislativo reuniram-se  na manhã  de hoje na Câmara Municipal com os representantes dos alunos do curso de medicina para tratarem sobre o internato. A preocupação da administração dos dois órgãos é a realização de um internato que ofereça um ensino de qualidade para os alunos e ao mesmo tempo utilize, em parte, as instalações da Santa Casa de Adamantina. Tudo isso tem como objetivo o fortalecimento do próprio curso e a oferta de um atendimento que beneficie toda a população da cidade e da região”, afirma a nota.

Fonte: Da Redação_da Folha Regional