COMBATE À DENGUE: Entomologia e Endemias cria operação “Domos de Biolarvicida”

Resultado da ação será avaliado durante a realização da ADL na próxima semana

Com o objetivo de combater a dengue e evitar que novos casos da doença sejam registrados no município, o Departamento de Entomologia e Endemias criou a operação “Domos de Biolarvicida”. A operação, que será realizada a partir desta quarta-feira (17), consiste na aplicação diurna do biolarvicida Vectobac, altamente seletivo, à base de Bacillus thuringiensis israelensis, para controle de larvas de mosquitos Aedes aegypti.

Na sua ação, os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-se rapidamente e cessando sua atividade, esperando a morte dos insetos em até 24 horas após a aplicação do produto.

Segundo o Departamento, a operação é de criação do município e será realizada pela primeira vez. Sua eficácia será analisada durante a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que acontecerá na próxima semana pelos agentes do Departamento.

Ainda de acordo com o setor responsável, para a ADL são sorteados 60 setores censitários, onde 1.200 imóveis serão visitados dentro de 3 dias. Para o teste na operação “Domos de Biolarvicida”, foram escolhidos 9 setores censitários desses já sorteados pelo sistema.

“Assim, durante a ADL teremos uma dimensão de eficiência da atividade que estaremos realizando nesta semana. Lembrando que o biolarvicida que será utilizado na operação não é prejudicial ao meio ambiente e nem aos animais”, disse Marco Antonio de Barros, responsável pelo Departamento.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, parabenizou a iniciativa do Departamento pela criação de uma nova ação que tem por objetivo a eliminação de focos da dengue.

“Nosso município já se tornou modelo no combate à dengue, e os números de casos, em comparação à região, é a prova disso. Agora, com o sucesso dessa operação teremos mais uma arma contra o mosquito da dengue, garantindo assim a saúde da nossa população”, disse.