Equipes de Endemias nebulizam mais de 300 casas no Jardim Morumbi

Ação faz parte de planejamento do Departamento para o combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, segue trabalhando em ações de combate à dengue em todo o município. Na manhã de sexta-feira (23), equipes do Departamento realizaram a ação estratégica de nebulização com máquina costal em 307 imóveis do Jardim Morumbi, zona Norte de Tupã.

Segundo informações do Departamento responsável, do total de imóveis visitados, em 11 foram encontrados 40 focos do mosquito durante a ação. Ainda de acordo com o setor, o trabalho de nebulização é a segunda etapa do conjunto de ações que são realizadas para quebrar o ciclo do mosquito.

Na primeira etapa, os agentes de Endemias realizam as visitas casa a casa em um raio de 150 metros do local onde foi registrado um caso positivo da doença. Na visita os agentes buscam por focos do mosquito Aedes e eliminam estes locais, além de eliminar qualquer ponto que também seja próprio para procriação do mosquito. Também são passadas orientações para que os moradores continuem com as ações preventivas dentro de seus quintais.

Na segunda etapa, os agentes realizam a nebulização com máquina costal, e o objetivo da ação é a eliminação dos mosquitos já adultos. Nesta etapa, são organizadas equipes com 3 agentes, onde um passa nas residências avisando sobre a nebulização; outro adentra a residência, após a desocupação dos moradores, para verificar se portas e janelas estão abertas ou se há algo que precisa ser realocado; e um agente com a máquina costal aplicando o produto inseticida.

Pra que as ações sejam ainda mais eficazes, a Prefeitura ainda realiza uma terceira etapa com a nebulização noturna. A ação se diferencia da segunda etapa devido ao produto usado e do objetivo de atingir espaços mais altos na residência, como telhados, calhas, etc.

“São ações efetivas e que, em conjunto com a colaboração da população, podem evitar que mais casos sejam positivados em Tupã. Além dessa iniciativa da Prefeitura, é muito importante que os moradores entendam a relevância do assunto e a necessidade de todos combatermos a dengue”, disse o chefe do Departamento, Marco Antônio de Barros.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, disse que essas etapas acontecem em todas as regiões com casos positivos, e pediu para que os moradores recebam os agentes para que o trabalho seja realizado.

“Infelizmente ainda encontramos resistência por parte de moradores que não permitem a entrada dos agentes nas casas. Sabemos que em alguns horários os moradores podem estar com afazeres domésticos, mas são alguns minutos do dia que farão grande diferença no combate à dengue”, ressaltou.