Marília: Epidemia da dengue superlota UPA norte e PA sul

A cidade totaliza 964 casos positivos da doença e dois óbitos

A epidemia da dengue tem superlotado o Pronto Atendimento (PA) da zona sul e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região norte em Marília. Conforme a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), gestora dos dois serviços de saúde, houve um aumento significativo de pacientes com sintomas da doença nos últimos dias.

De acordo com a assessoria da ABHU, até a tarde desta quarta-feira (14), haviam 60 fichas no PA sul e outras 47 na UPA norte, que aguardavam atendimento médico. Não houve registro de casos de Covid neste intervalo.

“Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que atuam nessas unidades passaram por capacitação visando atender os pacientes com sintomas de dengue. No último dia 7 foi realizado um trabalho com técnicos do Departamento Regional de Saúde (DRS) e, nos dias 8 e 9, as orientações foram passadas por agentes da Secretaria Municipal da Saúde”, detalhou em nota.

Segundo o diretor da ABHU, João Paulo Bermudes, a capacitação tem o objetivo de preparar a equipe para a recepção dos pacientes com dengue que estiverem em situação de urgência e emergência. “Definimos os protocolos, a forma de atendimento e os procedimentos que as equipes vão adotar, para acolher de forma eficiente os pacientes”, disse.

Para evitar longas esperas, Bermudes ressalta que a preocupação é continuar oferecendo um atendimento de excelência, dentro dos protocolos do Ministério da Saúde e conforme a necessidade dos pacientes que procuram as unidades. “Nós sempre tivemos a preocupação de garantir um atendimento humanizado, de acordo com a prioridade de cada um e de forma a garantir o bem estar da população”, garantiu.

Entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro deste ano, Marília teve dois óbitos de dengue confirmados. A Prefeitura de Marília decretou estado de emergência e está adotando protocolos para o acolhimento dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da Família (USFs).

“Tudo está sendo alinhado para que o município consiga enfrentar o que está por vir. Vai ser preciso um trabalho conjunto e bem organizado, para atender as pessoas que precisarem dos serviços públicos”, concluiu Bermudes.