Resultado da ADL em Tupã tem o melhor índice dos últimos 5 anos para o período

Janeiro com o índice de 3,2

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL). A ação foi realizada entre a última segunda (22) e quarta-feira (25).

Segundo o responsável pelo Departamento, Marco Antônio de Barros, o resultado comprova que a cidade está progredindo no combate à dengue após inúmeras ações efetivas.

“Tupã apresentou 3,2 na ADL. O novo resultado enquadra o município como classificação ‘alerta’ na escala de 1 a 3,9, estabelecida pelo Ministério da Saúde. O cenário atual representa um progresso no combate, pois a primeira ADL realizada no ano, sempre nos meses de  janeiro, deste quando o estado pactuou com os municípios,  teve o melhor índice para o período”, destacou.

Marco ainda explicou que a ADL corresponde à quantidade de imóveis encontrados com larvas do mosquito Aedes aegypti. “Durante a avaliação, das 1.200 residências visitadas pelos agentes, 39 estavam com focos do mosquito, totalizando 46 focos no total. Vale destacar que todos os focos foram encontrados em locais onde o próprio morador poderia ter eliminado, o que nos faz reforçar ainda mais o pedido para que todos cuidem de seus quintais e nos ajudem nesse combate”, alertou.

As regiões com mais focos do mosquito transmissor foram: Jardim Europa, Vila Santa Rita de Cássia e a região da Escola Estadual Prof.ª Esther Veris Cerpe.

O Secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, informou que, a partir do resultado da ADL, mais ações serão desenvolvidas no combate à dengue. “Buscamos realizar todas as ações pó toda a cidade, com agentes nas ruas diariamente. No entanto, é muito importante que os moradores façam ações simples dentro dos quintais. Com cinco minutos todos os dias é possível evitar novos casos da doença”, informou.

Avaliação de Densidade Larvária
Ano Mês Índice
2020 Janeiro 11,9
2021 Janeiro Covid
2022 Janeiro 4,2
2023 Janeiro 7,3
2024 Janeiro 3,2