Votuporanga confirma 5º caso de dengue grave

Paciente moradora da Zona Norte, de 23 anos de idade, é monitorada pela Vigilância Epidemiológica

A Secretaria da Saúde de Votuporanga recebeu a confirmação do quinto caso de DENV3 na cidade, desta vez, em um bairro da região norte. A paciente, uma mulher de 23 anos, passa bem e está em casa, monitorada pela Vigilância Epidemiológica. Com a confirmação dos primeiros quatro casos na região sul, a Secretaria acredita que o novo sorotipo do vírus da Dengue já circula em todo o município.

Outras três amostras estão em análise no laboratório, sendo duas da região oeste e uma da leste. Todos os pacientes estão em casa, passam bem e seguem sendo monitorados. “Coletamos amostras de pacientes de outras regiões, no entanto, acreditamos que o novo tipo da Dengue está em toda a cidade e, por isso, queremos alertar toda a população para os cuidados que devemos manter diariamente em nossas casas”, explicou a secretária da Saúde, Ivonete Félix.

Até o momento, Votuporanga registra 912 casos positivos de Dengue e outros 145 aguardam confirmação. Entre os casos, está um homem, de 68 anos, que segue internado por ter apresentado sintomas mais graves da doença, no entanto, não foi possível coletar amostra para análise do sorotipo.

Tipos de Dengue
Segundo informações da Secretaria da Saúde, não é possível falar da gravidade do sorotipo só pelas manifestações clínicas. Afinal, qualquer um dos sorotipos do vírus da Dengue pode causar infecções assintomáticas, leves, graves ou óbitos. Apesar disso, os dados mostram que os sorotipos 2 e 3 são considerados mais virulentos. “Qualquer um dos sorotipos pode causar dengue grave na primeira infecção, porém, na maior parte das vezes, os casos graves acontecem na segunda ou terceira infecção”, explicou a secretária Ivonete Félix.

Os sintomas são comuns para todas as variantes do vírus, incluindo febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, entre outros. O importante é se atentar aos sinais de gravidade, como: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramentos (nariz, boca, urina ou fezes). Ao perceber qualquer sintoma, a orientação da Secretaria é para que o cidadão procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.

As principais medidas de prevenção são:
– Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
– Retirar dos quintais objetos que acumulam água;
– Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
– Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja melhor ajustado ao vaso.
Ações de combate
As ações desenvolvidas no combate à Dengue são contínuas em Votuporanga, com visitas casa a casa durante a semana e mutirões estratégicos realizados aos sábados, em bairros onde há maior incidência da doença. Além disso, algumas ações estão sendo reforçadas como a nebulização veicular noturna para erradicar os mosquitos transmissores do interior dos imóveis.

A secretária da Saúde chama a atenção da população para que permita a entrada dos agentes e que realize a limpeza de seus quintais diariamente. “É um trabalho de todos, um dever de cada cidadão, manter seus quintais e terrenos limpos, livres de objetos que possam acumular água”, reforçou Ivonete Félix.

Fonte: votuporangatudo