Nova frente fria e ciclone extratropical intensificam temporais e rajadas de vento na Região Sul

Nos próximos dias, há previsão de chuvas fortes, ventos em torno de 100 km/h e muito frio

Nesta quarta-feira (1), áreas de instabilidade começam a ganhar força em parte da Região Sul, provocando fortes pancadas de chuva com trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h, situação que deve permanecer até a próxima sexta-feira (3).

figura 1a mostra o acumulado de chuva entre a tarde desta quinta-feira (2) e a tarde de sexta-feira, com previsão de acumulados de chuva superiores a 100 milímetros (mm) em áreas do norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. A figura 1b mostra a previsão de acumulado de chuva até a noite do próximo sábado (4), indicando valores acima de 200 mm no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

Figura 1: (a) Previsão de chuva acumulada em 24h entre as 15h (hora de Brasília) de quinta-feira (2) e as 15h (hora de Brasília) de sexta-feira (3) e (b) previsão de chuva acumulada até as 21h (hora de Brasília) de sábado (4).

A partir de quinta-feira, com a intensificação do gradiente de pressão atmosférica (alta pressão no oceano e baixa pressão se aprofundando no continente), os ventos aumentam de intensidade, principalmente, no litoral do Rio Grande do Sul.

No fim da quinta-feira e na sexta, os ventos ganham ainda mais intensidade em toda a Região Sul, especialmente na faixa leste e área costeira do Rio Grande do Sul devido à formação de um ciclone extratropical no litoral entre o Uruguai e o estado gaúcho

A rajadas de vento podem ficar acima de 80 km/h, eventualmente passando de 100 km/h no litoral sul do estado entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, conforme mostra a figura 2.

Figura 2: Previsão de rajadas de vento do mdelo Cosmo 7km para: (a) às 18h (hora de Brasília) de quinta-feira (2), (b) 9h (hora de Brasília) de sexta-feira (3) e (c) 3h (hora de Brasília) de sábado (4).

O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria, que avança rapidamente pelo Sul do País. Com isso, uma massa de ar frio vai derrubar de forma acentuada as temperaturas entre a sexta-feira e a madrugada de domingo (5). A previsão indica temperaturas mínimas em torno de 5°C a 8°C nas áreas mais frias do sul do Rio Grande do Sul e de 2°C a 5°C nas áreas mais altas do planalto gaúcho e catarinense e no extremo sul do Paraná, regiões com chance de geada fraca ao amanhecer de domingo. Veja figura 3.

Figura 3: (a) Temperatura mínima prevista para às 6h (hora de Brasília) e (b) previsão de geada (tons em verde e amarelo no mapa) para às 6h (hora de Brasília) – ambos para domingo (5).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.