Urgente: Marília confirma primeira morte por febre maculosa em 2023

Trata-se do segundo caso da doença em Marília neste ano, sendo o primeiro óbito confirmado.

A Prefeitura confirmou, nesta terça-feira (31), a morte de um jovem trabalhador rural do distrito de Avencas em decorrência da febre maculosa. A identidade do rapaz não foi revelada. Trata-se do segundo caso da doença em Marília neste ano, sendo o primeiro óbito confirmado.

De acordo com o comunicado enviado à imprensa, do total de seis notificações em Avencas, incluídos os casos confirmados mencionados acima, uma foi descartada e outras três aguardam análise.

primeira confirmação ocorreu no dia 6 de outubro, quando a Secretaria de Saúde informou sobre um caso ocorrido em junho de 2023. Na ocasião, a pasta afirmou que a pessoa, também não identificada, não corria risco de morte, sendo que as autoridades sanitárias haviam recebido a confirmação da doença somente naquele dia em que houve a divulgação.

Marília Notícia também publicou, alguns dias depois, sobre três mortes suspeitas que poderiam ter a doença envolvida. Todas as vítimas seriam residentes do mesmo distrito e, inclusive, seriam da mesma família, incluindo uma criança de três anos de idade.

No óbito confirmado hoje, a Prefeitura se limitou a informar que a vítima se trata de “jovem trabalhador rural” que atuaria na área de “citricultura”, ou seja, em plantações de frutas cítricas. Também não foram informadas as datas de óbito ou da notificação.

CONTROLE

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, todas as medidas de controle recomendadas já são tomadas e devem continuar de forma permanente. Investigações e notificações em outros bairros foram realizadas, mas ainda não há novos resultados.

A Prefeitura garante que a identificação de possíveis focos do carrapato-estrela, causador da infecção, teve início antes mesmo da confirmação do primeiro caso de febre maculosa. Isso incluiu investigações em áreas infestadas por carrapatos e alertas à população para evitar locais como matas, rios e lagos.

Em caso de necessidade, as pessoas são orientadas a usar roupas e calçados apropriados para evitar o contato e picadas com o transmissor. Faixas de alerta foram instaladas no distrito de Avencas.

Os agentes de endemia e veterinários da Vigilância Ambiental continuam com ações preventivas e de investigação, visitando residências para orientar a população sobre os riscos da doença e os cuidados necessários. Além disso, estão realizando levantamento e coleta de exames em cães sintomáticos para leishmaniose na região afetada.

Apesar dos casos confirmados, a supervisora da Divisão de Zoonoses, Vivian Martinelli Funai, informou que um levantamento recente sobre uma possível infestação de carrapatos no perímetro urbano de Avencas, não identificou nenhum carrapato-estrela, vetor da febre maculosa.

Fonte: marilianoticia / por SAMANTHA CIUFFA